O CEO global da Jaguar Land Rover, Ralf Speth, e o presidente da companhia na América Latina, Terry Hill, confirmaram em São Paulo que o Discovery Sport será o primeiro produto da nova fábrica de Itatiaia, Rio de Janeiro, cuja pedra fundamental será lançada nesta terça-feira. O investimento é de R$ 750 milhões. “Lançaremos o Discovery Sport em março de 2016 e posteriormente deveremos fazer também o Jaguar XE”, disse Hill (como MOTOR SHOW havia antecipado em sua edição de junho). “Mas o mercado é muito dinâmico, por isso é preciso muito estudo antes de produzir um modelo da Jaguar.” Segundo ele, a Land Rover tem atualmente 36 concessionárias, passará a 42 em março do ano que vem e atingirá 46 em março de 2016. “Teremos representantes nas cinco regiões do País”, disse.

Speth afirmou que os planos da Jaguar Land Rover são de expansão, mas de forma lenta. “Nós pensamos nossa estratégia global não por considerar o que outras empresas estão fazendo. Nós fazemos nossos próprios caminhos”, disse. O CEO global disse que o ritmo lento de crescimento dará à empresa a certeza de que os carros fabricados no Brasil terão a mesma qualidade dos modelos feitos no Reino Unido.

Ambos se mostraram confiantes na economia brasileira. “Sou muito otimista em relação à economia brasileira”, disse Speth. “Não somos investidores de curto prazo. Nós investimos olhando no futuro.”  Hill afirmou que o mercado de carros premium no Brasil é de apenas 2%, enquanto em “mercados maduros” esse índice chega a 10%. “Em 2020 o mercado de carros premium no Brasil será maior do que 10%”, disse o executivo. “Vemos um futuro muito próspero para a venda de carros premium.” Pelas projeções da Jaguar Land Rover, o Brasil estará produzindo 5 milhões de automóveis e comerciais leves em 2020. Para dar uma ideia desse potencial, Hill mostrou que a venda desse tipo de veículo, que era de 23.769 unidades de janeiro a novembro de 2010, passou a 47.464 de janeiro a novembro de 2014. Nos mesmos períodos, a Land Rover passou de 4.119 carros vendidos em 2010 para 8.245 em 2014. “A Land Rover é uma marca de aventura, e o Brasil proporciona muita aventura”, afirmou Hill.

A capacidade de produção da fábrica de Itatiaia será de 24.000 veículos/ano. Mas o Discovery Sport começa a ser vendido no início de 2015 e já tem até o preço: R$ 179.900. O Discovery Sport é uma evolução do Freelander 2, que deixou de ser fabricado. Em breve, MOTOR SHOW participará do primeiro test drive mundial do novo Discovery Sport, que será realizado na Islândia.

Veja na galeria várias fotos de testes do Discovery Sport e como ficou a versão de produção.