26/04/2022 - 10:33
A Land Rover lançou no Brasil o Defender modelo 2023, agora com a nova motorização a diesel D300 MHEV de 300 cv de potência e 650nm (66,28 kgfm). O SUV também recebeu novas versões: a “X” e a “X Dynamic HSE”.
Disponível nas opções 90 e 110, a configuração diesel D300 também conta com o novo sistema InControl Telematics, que permite o monitoramento e controle do status do veículo mesmo à distância, por meio de um aplicativo no celular, além de realizar chamadas de emergência e serviço pelo próprio carro.
+ Land Rover Defender é customizado para celebrar 60 anos de 007
+ Novo Land Rover Discovery Sport ganha opção a diesel híbrida no Brasil
+ Land Rover entrega 1º Defender versão limitada Onçafari
+ Land Rover lança miniatura exclusiva do Defender 90
Novo motor
A nova motorização Diesel MHEV combina um propulsor de 300 cv com um alternador que também tem a capacidade de funcionar como motor elétrico.
O alternador usa a rotação do motor para gerar corrente elétrica, e recupera energia quando o carro desacelera, carregando uma bateria de lítio de 48-volts instalada no veículo.
Ao operar como um motor elétrico, ele utiliza essa energia da bateria para dar partida no motor pelo start/stop e fornece a assistência de torque necessária para reduzir o consumo de combustível.
Condução
O Terrain Response 2 configurável é outro destaque da linha Defender. O sistema inteligente permite que motoristas de off-road ajustem as configurações individuais para se adequarem às condições, enquanto motoristas mais inexperientes podem deixar que o sistema detecte a configuração mais adequada para o terreno, usando a função automática.
Sua capacidade de transposição em trechos alagados é de até 900 mm, sustentada pelo novo Wade Programme do sistema Terrain Response 2.
O modelo combina uma capacidade de carga útil máxima de 900 kg, teto estático de até 300 kg e reboque de 3.500 kg.
Assistência ao motorista
Entre os atributos de assistência ao motorista, destacam-se o Blind Spot Assist, que monitora pontos cegos em uma área adjacente ao veículo, o Rear Traffic Monitor, que auxilia o motorista em manobras de ré, e o Clear Exit Monitor, que avisa sobre outro veículo ou objeto em movimento se aproximando por trás quando a porta foi destravada por dentro.
Outra novidade do novo Defender é o controle de cruzeiro adaptativo, que passa a ser de série em todas as versões. O sistema semi-autônomo controla a aceleração e a frenagem do veículo mantendo uma distância segura do carro a frente.
Visual
A versão X Dynamic HSE tem como destaques: teto contrastante em preto, detalhes nos para-choques e nas laterais em preto brilhante, soleiras com assinatura X-Dynamic, badge exclusive X-Dynamic, assinatura Defender na cor cinza escuro e um jogo de rodas aro 20 diamantadas com detalhes em Dark Grey.
Na versão X, por sua vez, a mais equipada da linha, além dos elementos presentes da versão X Dynamic HSE, somam-se o novo capô contrastante em preto, pinças de freio na cor vermelho e lanternas escurecidas.
Interior
Por dentro há o teto panorâmico com abertura, bancos climatizados em couro e acabamentos na cor marrom Vintage Tan ou preto na versão “X”.
Na versão X Dynamic HSE e HSE, estão disponíveis cinco tipos de revestimentos: Preto, Marrom Vintage Tan, Cinza Oyster, Bege Acorn e Marrom Khaki.
Completando o belo design da cabine, há uma nova tela de 11,4 polegadas sensível ao toque, que controla os aplicativos e exibe informações do veículo aos ocupantes.
O Defender agrega também o novo sistema de conectividade PIVI PRO e o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas. Em relação ao sistema de som, são 11 alto falantes Meridian de 400W de potência e subwoofer integrado.
A luz ambiente é configurável para a cabine e há carregamento wireless sem fio de série para o veículo.
Preços
O Defender 2023 já é oferecido nas concessionárias da Land Rover de todo país. Veja os preços abaixo:
Defender 110 D300 X: R$ 800.950
Defender 110 D300 X-Dynamic HSE: R$ 743.950
Defender 110 D300 HSE: R$ 725.950
Defender 90 D300 HSE: R$ 708.950
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Motos mais roubadas em SP durante 2022; confira a lista
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Roubos de SUVs crescem 58% em SP; confira os mais visados
+ Nova Nissan Frontier desembarca no Brasil; veja a avaliação
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Yamaha Crosser ABS 2023 chega com novo visual; confira
+ Avaliação: Honda HR-V híbrido encararia até Toyota Corolla Cross, mas Honda erra na estratégia
+ Avaliação: Renault Kwid 2023 amadurece com design e mecânica reformulados
+ Nova Montana: 3ª geração da picape da Chevrolet chega em 2023; assista