Land Rover vai restaurar um dos primeiros carros da marca

Exemplar localizado após anos abandonado em jardim foi um dos três primeiros produzidos pela marca britânica, em 1948

0
2323
Divulgação

Poucas marcas podem dizer que sabem o paradeiro dos primeiros carros fabricados por elas. E uma delas é a Land Rover, que neste ano comemora 70 anos de fundação e, para comemorar a data, vai restaurar uma das três unidades pré-série do pioneiro Série I, cujo rastro a montadora havia perdido há décadas.

O exemplar foi um dos três expostos no Salão de Amsterdam (Holanda) de 1948, onde a marca teve o seu lançamento oficial. Após o evento, o utilitário foi trazido de volta para o Reino Unido. Vendido, rodou em vias públicas pelo menos até meados dos anos 1960, quando passou a trabalhar dentro de uma fazenda e teria repassado para outro dono nos anos 1980, para ser restaurado. Mas o projeto não andou e o Land Rover Série I pioneiro foi achado jogado em um jardim.


Ao longo do ano, técnicos da Jaguar Land Rover Classic Works — divisão responsável pela preservação histórica das duas marcas — vão trabalhar no exemplar, em um trabalho de revitalização que vai preservar a desgastada pintura original do utilitário e características exclusivas dos Land Rover pré-série, como a carroceria com chapas de alumínio mais grossas e o chassi galvanizado.

Além deste exemplar, a marca britânica guarda em seu acervo a primeira unidade de produção do Land Rover. Conhecido pelos números e letras da sua placa de licença (HUE 166), o carro está em perfeitas condições, como no dia em que saiu da linha de montagem.