08/11/2025 - 13:43
O britânico Lando Norris venceu neste sábado, 8, a corrida sprint do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 e abriu vantagem na liderança do campeonato, se aproveitando de uma batida de seu companheiro de McLaren, Oscar Piastri, na primeira metade da prova.
Norris liderou a minicorrida em Interlagos de ponta a ponta e cruzou a linha de chegada logo à frente das Mercedes do italiano Andrea Kimi Antonelli e do britânico George Russell. Já o tetracampeão Max Verstappen, que ainda sonha com o penta, foi o quarto.
A zona de pontuação ainda teve Charles Leclerc (Ferrari) em quinto, Fernando Alonso (Aston Martin) em sexto, Lewis Hamilton (Ferrari) em sétimo e Pierre Gasly (Aston Martin) em oitavo.
Piastri, por sua vez, perdeu o controle de sua McLaren ao passar sobre uma zebra escorregadia na Curva do Sol e bateu na barreira de pneus. O acidente espalhou água na pista, o que fez com que Nico Hulkenberg (Sauber) e Franco Colapinto (Alpine) também colidissem, fazendo a direção de prova impor bandeira vermelha na oitava volta.
Já o brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber), estreante em Interlagos na F1, passou sobre a linha branca na margem do fim da reta dos boxes e bateu forte na entrada do S do Senna na última volta, quando estava na 11ª posição.
Com a vitória, Norris foi a 365 pontos no campeonato, abrindo nove de vantagem para Piastri (356) e 39 para Verstappen (326), que, no entanto, reduziu a distância para o australiano de 35 para 30 pontos. A classificação para a corrida principal do GP São Paulo começa às 15h (horário de Brasília).
