15/09/2022 - 12:17
O Latin NCAP, programa de avaliação de veículos novos para a América Latina e o Caribe, apresentou uma nova rodada de avaliações. Desta vez, o Volkswagen Nivus ganhou 5 estrelas e o Honda WR-V apenas 1 estrela.
Volkswagen Nivus
O Volkswagen Nivus, fabricado no Brasil, equipado com seis airbags (frontais, laterais de corpo e laterais de cabeça) e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) padrão, ganhou cinco estrelas, segundo o Latin NCAP.
Na avaliação, o crossover compacto conseguiu 92,47% em Proteção de Ocupantes Adultos, 91,57% em Proteção de Ocupantes Crianças, 48,74% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 84,95% em Assistência à Segurança.
+ Volkswagen Nivus chega à marca de 100 mil unidades produzidas
+ Volkswagen vai incentivar o abastecimento com etanol; entenda
+ Avaliação: Volkswagen ID.5 é o melhor elétrico da marca
+ Volkswagen Gol: veja curiosidades do hatch que vai sair de linha
+ Volkswagen ID.4 em testes: elétrico viaja de SP ao RJ com uma carga
O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) de cidade e alta velocidade, Assistentes de Velocidade e ESC.
“Esperava-se que a Proteção de Pedestres apresentasse melhores resultados e que estivesse disponível o AEB para Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas. A Detecção de ponto cego (BSD), Sistemas de Suporte de Pista (LSS) e Detecção de Borda de Estrada (RED) também poderiam ajudar a alcançar uma pontuação mais alta. A versão europeia do modelo, chamada Taigo, oferece equipamento ADAS padrão, enquanto é opcional para algumas versões na região da América Latina e do Caribe”, afirma o Latin NCAP.
Assista abaixo ao vídeo da avaliação:
Honda WR-V
O Honda WR-V, fabricado no Brasil (e que saiu de linha por aqui), equipado com dois airbags frontais e ESC padrão, foi classificado como uma estrela.
O SUV compacto atingiu 41,03% na Proteção de Ocupantes Adultos, 40,66% na Proteção de Ocupantes Crianças, 58,82% na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 48,84% na Assistência à Segurança.
O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical, proteção de pedestres e ESC.
“A falta de airbags laterais de cortina padrão limitou a pontuação e melhor desempenho na Proteção de Ocupantes Adultos. Os cintos de segurança não atendem aos requisitos do Latin NCAP para conformidade com a UN ou FMVSS. A falta do interruptor de desativação do airbag do passageiro explica a baixa pontuação para a Proteção de Ocupantes Crianças. A proteção passiva de pedestres foi boa e o desempenho do ESC também foi aceitável”, explica.
Assista abaixo ao vídeo da avaliação:
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Confira a galeria de fotos do novo Fiat Fastback
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Teste rápido: Andamos no Fiat Fastback; leia as nossas primeiras impressões
+ Fiat Fastback: veja os preços e equipamentos de cada versão
+ Segredo: o novo Renault Duster e seu irmão maior, Bigster
+ Suzuki vai lançar a DK160 Fi em outubro no Brasil; assista ao teaser
+ Preços dos carros usados devem cair; confira os mais valorizados
+ Motoristas da Uber vão dirigir Renault Kwid elétrico em SP; entenda
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8