26/11/2025 - 17:00
Depois de B10 e C10, a chinesa Leapmotor, braço da Stellantis, promete seu terceiro carro em solo nacional. Falo do C16, bastante baseado no B10, só que “esticado”, mais luxuoso e com cabine própria. Mais ou menos a estratégia de Jeep Compass e Commander, para efeito de comparação rápida. Como diferencial, porém, o Leapmotor acomoda seis com conforto e promete autonomia superior a 1.000 km. Ele está exposto no Salão do Automóvel de 2025.
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C16 em versão EREV
Na realidade, essa configuração de alta autonomia é uma elétrica de alcance estendido, que a fabricante chama de REEV, mas que muitos conhecem como EREV. Usa um pequeno motor a gasolina como gerador, que atua apenas carregando as baterias de tração. Quem move o carro é um motor elétrico bem mais poderoso. Hoje, o C10 já tem uma configuração dessas à venda por aqui, por R$ 200 mil.

Foco no luxo
No caso do C16, porém, espere cifras maiores, afinal ele é um modelo de nível superior, mais cheio de tecnologias e luxos. Apesar da semelhança estética com o C10, ele é maior no comprimento (17 cm extras, 4,91 m totais) e na altura (9 cm a mais, 1,77 m totais), compartilhando os mesmos 2,82 m de entre-eixos e largura na casa dos 1,90 m. Ou seja: os dois são feitos sobre a mesma plataforma, e emprestam sistemas de suspensões independentes, direção e freios, com respectivas calibrações.

Na cabine do C16, bastante luxo. Comporta seis pessoas no esquema 2+2+2, sendo que nas duas primeiras fileiras há poltronas individuais com ajustes elétricos, função de reclinação, mesinha como em aviões, apoios de braço e afins. Na terceira e última fileira já estão bancos juntos, como em SUVs de sete lugares que conhecemos.
Mimos a bordo
De qualquer forma, o C16 é repleto de mimos: a cabine tem geladeira de 8 litros com aquecimento e refrigeração, tela retrátil de 15,6” para a segunda fileira (uma espécie de televisão para entretenimento), sistema de som Dolby Atmos com 21 alto-falantes, multimídia de 14,6” no painel com tecnologia de Inteligência Artificial, além de acabamento de primeira qualidade, superior ao do C10.

No pacote de segurança, o Leapmotor de três fileiras oferece airbags de cortina que atendem todas as três fileiras de assentos, modo sentinela que aciona as câmeras externas para gravar o entorno enquanto o veículo está estacionado, Park Assist capaz de memorizar locais de estacionamento para realizar manobras automáticas e carroceria formada por 75% de aços de alta resistência e alumínio.

Também pode ser elétrico
Além da opção EREV, com motor 1.5 a gasolina como gerador, o C16 conta com uma versão totalmente elétrica. Nesse caso, potência e torque foram declarados: 299 cv e 36,5 mkgf, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. Na China, ele conta com 70 kWh de capacidade das baterias, e autonomia que beira os 530 km (ciclo CLTC), porém a marca não entrou nesses detalhes para o Brasil.

Ainda que diga mostrar o C16 apenas em caráter de “medir a receptividade do público”, a Leapmotor provavelmente trará o modelo para o Brasil no próximo ano, mirando, entre outros, o conterrâneo GWM Wey 07. Este, por sua vez, traz configuração bastante similar, 100% elétrica e com seis lugares, por cerca de R$ 430 mil.








