Após muita expectativa, a montadora chinesa Leapmotor, ligada ao grupo ítalo-franco-americano Stellantis, iniciou suas operações no Brasil com o ambicioso objetivo de revolucionar o crescente mercado de carros elétricos no país.

A marca chega com dois modelos que vão de R$ 172.990 a R$ 199.990, em meio a uma onda de eletrificação no setor automotivo brasileiro impulsionada pela também chinesa BYD, que rapidamente se colocou entre as 10 fabricantes que mais vendem no gigante latino-americano.

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Apoiada por uma rede de 36 lojas em 29 cidades de todo o Brasil, a Leapmotor terá como “abre-alas” o SUV grande C10, disponível desde já em duas versões: Elétrico (BEV), de R$ 189.990, e Ultra-Híbrido (Reev), de R$ 199.990.

Em janeiro, a fabricante também iniciará as vendas do SUV médio B10 Elétrico, com preço de R$ 172.990, mas a grande aposta para chacoalhar o mercado brasileiro é a tecnologia Reev.

Assim como o C10 BEV, a versão Ultra-Híbrida do carro possui propulsão exclusivamente elétrica, porém com a diferença de que a bateria pode ser recarregada tanto pela tomada quanto por um motor a gasolina que serve apenas como gerador de energia, abastecido por um tanque com capacidade para 50 litros de combustível.

Para efeito de comparação, o C10 BEV tem autonomia de 338 quilômetros certificada pelo Inmetro, enquanto a do C10 Reev alcança 950 quilômetros.

“A Leapmotor chega no mercado brasileiro para redefinir o que é eletrificação, seja no Brasil, seja na região. Nossa tecnologia oferece o melhor da experiência elétrica com a liberdade da combustão”, declarou o vice-presidente da fabricante para a América Latina, Fernando Varela, no lançamento dos SUVs em Campinas (SP).

De acordo com o executivo, a tecnologia Reev será a chave para a “transição da eletrificação no mercado brasileiro”, um país “estratégico” para o movimento de globalização de uma marca fundada em 2015 e que começou a produzir somente em 2019, atingindo 1 milhão de carros fabricados apenas em 2025.

A Stellantis se tornou acionista da Leapmotor em 2023, com 20% de participação, negócio que resultou, no ano seguinte, na criação de uma joint venture (da qual o grupo ítalo-franco-americano detém 51%) para distribuição e produção fora da China.

“E agora o B10 e o C10 criam uma oferta perfeita para começar a história da Leap no mercado brasileiro”, acrescentou Varela.

Os dois modelos se caracterizam por um design minimalista tanto na carroceria ? com destaque para o maior teto panorâmico da categoria ? quanto na parte interna, sobretudo no C10, onde chamam atenção as saídas de ar-condicionado integradas ao painel e a ausência quase total de botões, uma quebra de paradigma em relação à era da combustão.

A maioria dos comandos do carro pode ser feita em uma tela de 14,6 polegadas, incluindo ajustes nos retrovisores, e a integração ao celular permite destravar as portas, acionar o ar-condicionado e localizar o veículo com o próprio smartphone.

Além disso, a chave é substituída por um cartão.

Já o sistema multimídia contempla o acesso a serviços de streaming musical, como Spotify e Deezer, além de Zoom, TikTok e YouTube e navegador de internet, enquanto os equipamentos de segurança incluem sete airbags O C10 será vendido em dois tons de cinza, além de branco, preto e verde, com interior escuro na versão BEV e preto ou caramelo na Reev, enquanto o B10 também terá a opção roxa em vez da verde, com interior sempre preto.

Para atrair clientes, a Leapmotor oferecerá até quatro dias de test drive, um ano de internet grátis com 3GB por mês para aplicativos embarcados, acesso a 1,3 mil pontos de recarga gratuita e bônus de R$ 1,3 mil para instalação de Wallbox para carregar o veículo, além de garantia de quatro anos no carro.

“Queremos liderar a inovação na indústria automotiva, mas também construir um futuro sustentável”, ressaltou Varela.