13/10/2025 - 17:00
Apelidada como “Tesla brasileira”, a Lecar se diz uma marca de carros que venderá modelos eletrificados, especialmente híbridos de autonomia estendida. Tem planos, um tanto ambiciosos, de estrear dois carros até o agosto do ano que vem: o sedan 459 (com jeitão de crossover) e a picape Campo (do porte de uma Fiat Strada cabine dupla). Ambos seguem na fase de “mock-up”, sem ter unidades de teste em operação.
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E a fábrica da Lecar?
Os carros serão feitos numa fábrica prometida em Sooretama (ES), que, de acordo com o dono da marca, Flávio Assis, tinha a colocação da pedra fundamental programada para o último mês de agosto, com a construção se iniciando em seguida. Só que, até agora, nenhuma dessas fases veio a acontecer de fato.

Dois modelos
Porém, tanto o 459 quanto a Campo já tem preço definido (R$ 159,3 mil, com a reserva feita por 10% disso), motorização (1.0 turboflex da Renault, motor elétrico de tração, gerador de energia e baterias de tração para 1000 km de autonomia com 30 litros de etanol, conforme promessa), e até lista de equipamentos (vários airbags, ADAS, luzes de LED e afins). No mínimo, curioso.
Compra Programada
Agora, a Lecar tem mais uma ideia na manga, também pensada pelo fundador Flávio: trata-se da chamada “Compra Programada”, basicamente a oferta dos dois carros, só que de forma parcelada e sem juros. Com isso, quem se interessar pelo projeto pode pagar os R$ 159,3 mil em parcelas mensais de R$ 2.212,50 (72 vezes, seis anos), R$ 2.655,00 (60 vezes, cinco anos), ou R$ 3.318,75 (48 vezes, quatro anos).

Segundo a empresa, já será possível pegar o carro na concessionária quando as parcelas totalizarem metade do valor total, ou cerca de R$ 79,6 mil. E, como a proposta é registrada como poupança programada, a Lecar comemora que mesmo interessados sem crédito na praça podem entrar no tal financiamento.

Só na teoria
Só que, até agora, a marca não tem nada efetivo: os carros não tiveram protótipos funcionais construídos, e muito menos entraram na fase de testes práticos (aqueles onde as fabricantes rodam milhares de km). Além disso, a fábrica do Espírito Santo mostra-se nitidamente atrasada no cronograma da empresa. Ainda assim, a promessa de lançar os carros em 2026 segue de pé, bem como a de ter um estande no próximo Salão do Automóvel de São Paulo.

Encara?
Se você se habilita no tal financiamento dos 459 ou Campo, é possível saber mais detalhes clicando aqui. Lá, a empresa até adianta as possíveis opções de cores dos prometidos modelos: branco, preto, prata, verde, vermelho, azul e amarelo, com interior que pode ser cinza, preto, branco ou bege. Encara?