Agora, de forma mais oficial, a Lecar mostrou seu terceiro projeto de carro. É o jipe Tático, com jeitão similar ao de um GWM Tank 300, para efeito de comparação. Ele se junta ao sedan/coupé 459 e a picape Campo, formando a trinca de ideias de carros da futura fabricante.

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Lecar Tático – Foto: divulgação

Pra quem não lembra, a Lecar é uma marca brasileira que promete erguer uma fábrica em Sooretama (ES) para fabricar modelos híbridos de autonomia estendida (EREV).

Três carros, uma base

De acordo com planos oficiais, eles devem compartilhar a mesma plataforma, interior e motorização, que inclui motor 1.0 turboflex Renault, gerador de energia WEG, baterias de tração Winston, entre outros.

Lecar Campo e 459 – Foto: divulgação

Atrasos

Na realidade, até agora, dentre as promessas da marca para o Brasil, a maioria delas está atrasada. Os carros definitivos, inicialmente previstos para 2026, seguem na fase de mockup. Já a fábrica, que tinha planos de início das operações para agosto do próximo ano, está ainda em processo de homologação.

Projeto da fábrica da Lecar no Espírito Santo – Crédito: Divulgação

Agora, a nova estratégia inclui fábrica e dois modelos (459 e Campo) apenas para o segundo semestre de 2027, ainda em um cronograma apertado. O início das obras deve acontecer no primeiro trimestre de 2026, informa a empresa. Mesmo assim, Flávio Figueiredo, dono da Lecar, reconhece as dificuldades dos seus planos, mas segue confiante no que promete.

Interior Campo e 459 – Foto: divulgação

Tático

De qualquer forma, o mais novo modelo, o Tático, é um jipe que prevê versões 4×2 e 4×4, para brigar dentre os SUVs médios e médios-grandes. Terá 165 cv de potência e autonomia de 1.000 km com um tanque de 30 litros cheio de etanol, como informa a Lecar.

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A fabricante diz que o projeto do Tático, na fase de conceito, prevê capacidade off-road, suspensões reforçadas, amplos ângulos de ataque e saída, por aí vai. De acordo com Flávio, dono da empresa, a missão aqui é criar um “Troller melhorado e mais moderno”.