Sem carro e nem fábrica prontos, ambos prometidos para 2026, a Lecar, empresa que promete desenvolver veículos eletrificados para o mercado nacional, anunciou mais um plano para o futuro: vender carros 0 km em lojas de usados. Explico mais adiante… 

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Lecar Campo - Foto: divulgação
Lecar Campo – Foto: divulgação

Sem carro nem fábrica, ainda

Apesar dessas ideias, tidas pelo fundador e idealizador da empresa, Flávio Figueiredo, a marca segue na promessa de erguer uma fábrica em Sooretama (ES), onde pretende produzir dois carros de início: o sedan/coupé 459 e a picape Campo, os dois derivados de um mesmo projeto básico, compartilhando plataforma, mecânica, motorização, equipamentos, interior e afins.  

Projeto da fábrica da Lecar no Espírito Santo – Crédito: Divulgação

Porém, nada disso chegou de fato a acontecer até agora: a fábrica, que teria o início de construção em setembro, está atrasada, em “em fase de homologação junto à Prefeitura Municipal para o início das obras”, informam porta-vozes. De quebra, Flávio, que se autointitulava “Elon Musk brasileiro” até algum tempo atrás, mantém a promessa de começar a vender os dois carros ainda em 2026. Vale lembrar que, nem 459 nem Campo, estão sequer na fase de protótipos funcionais. 

Lecar 459 - Foto: Lecar/divulgação
Lecar 459 – Foto: divulgação

Lecar 0 km em loja de usados 

Uma das propostas da Lecar é trabalhar apenas sob-demanda, ou seja, sem estoques. O cliente faz o pedido, o carro é produzido naquela configuração escolhida, e ponto final. Sem pronta entrega, sem pátio cheio. Por isso, teoricamente, suas concessionárias precisariam apenas de vendedor, carros de showroom e nada muito além.  

Lecar Campo – Foto: divulgação

Por isso, a ideia do Flávio Figueiredo é fechar parcerias com donos de multimarcas, as boas e velhas “lojas de carros usados”, para vender também os Lecar 0 km. A proposta, que aproveitará estrutura física e equipe da revenda de usados, inclui reduzir custos operacionais e facilitar o acesso aos veículos, sem necessidade de investimento inicial em concessionárias próprias da empresa.

Lecar 459 – Foto: divulgação

Segundo a marca, “o novo método compartilha lojas de veículos seminovos já existentes e deverá ser expandido para todo o Brasil”, por menos de 5% do montante necessário para abrir uma concessionária oficial e dedicada. Ele teria sido definido com base na experiência da primeira revenda da Lecar, a Lopes, inaugurada há dois meses em São Caetano do Sul (SP), onde já existe uma blindadora de veículos homônima. 

Nova concessionária em novembro

Concessionária Lecar – Foto: divulgação

Ainda prometem que, no final de novembro, será inaugurada a segunda concessionária, a Leste, na região de São Miguel Paulista, em São Paulo. O local deve ser compartilhado com uma loja de seminovos na operação de compra e venda, aliás. O CEO diz que “todas as lojas terão layout padronizado, com a mesma fachada e design, para facilitar a identificação por parte do público”. 

Lecar 459 – Foto: divulgação

“O compartilhamento do espaço da loja com carros zero km e seminovos não é novidade nas concessionárias. O que trazemos de novo no mercado de automóveis é a oportunidade às lojas multimarcas de vender carros zero km, mantendo praticamente os mesmos custos fixos e despesas”, afirma Rodrigo Rumi, vice-presidente de marketing da marca.  

Em paralelo, a Lecar segue com o plano de expansão de sua rede de concessionárias, que quer somar pontos dedicados ao pós-venda e à venda de seminovos. Também pretendem criar uma rede exclusiva de oficinas especializadas, voltada exclusivamente a reparos e serviços técnicos.  

Lecar Campo e 459 – Foto: divulgação

Antes disso

Mas, antes de tudo isso que você leu acima, é necessário ter uma fábrica para produzir carros e, principalmente, os dois modelos propostos, 459 e Campo, disponíveis no mercado de forma oficial. E essas duas primeiras etapas, até agora, ainda não foram concretizadas…