24/10/2025 - 13:48
Sem carro e nem fábrica prontos, ambos prometidos para 2026, a Lecar, empresa que promete desenvolver veículos eletrificados para o mercado nacional, anunciou mais um plano para o futuro: vender carros 0 km em lojas de usados. Explico mais adiante…
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Sem carro nem fábrica, ainda
Apesar dessas ideias, tidas pelo fundador e idealizador da empresa, Flávio Figueiredo, a marca segue na promessa de erguer uma fábrica em Sooretama (ES), onde pretende produzir dois carros de início: o sedan/coupé 459 e a picape Campo, os dois derivados de um mesmo projeto básico, compartilhando plataforma, mecânica, motorização, equipamentos, interior e afins.

Porém, nada disso chegou de fato a acontecer até agora: a fábrica, que teria o início de construção em setembro, está atrasada, em “em fase de homologação junto à Prefeitura Municipal para o início das obras”, informam porta-vozes. De quebra, Flávio, que se autointitulava “Elon Musk brasileiro” até algum tempo atrás, mantém a promessa de começar a vender os dois carros ainda em 2026. Vale lembrar que, nem 459 nem Campo, estão sequer na fase de protótipos funcionais.

Lecar 0 km em loja de usados
Uma das propostas da Lecar é trabalhar apenas sob-demanda, ou seja, sem estoques. O cliente faz o pedido, o carro é produzido naquela configuração escolhida, e ponto final. Sem pronta entrega, sem pátio cheio. Por isso, teoricamente, suas concessionárias precisariam apenas de vendedor, carros de showroom e nada muito além.

Por isso, a ideia do Flávio Figueiredo é fechar parcerias com donos de multimarcas, as boas e velhas “lojas de carros usados”, para vender também os Lecar 0 km. A proposta, que aproveitará estrutura física e equipe da revenda de usados, inclui reduzir custos operacionais e facilitar o acesso aos veículos, sem necessidade de investimento inicial em concessionárias próprias da empresa.

Segundo a marca, “o novo método compartilha lojas de veículos seminovos já existentes e deverá ser expandido para todo o Brasil”, por menos de 5% do montante necessário para abrir uma concessionária oficial e dedicada. Ele teria sido definido com base na experiência da primeira revenda da Lecar, a Lopes, inaugurada há dois meses em São Caetano do Sul (SP), onde já existe uma blindadora de veículos homônima.
Nova concessionária em novembro

Ainda prometem que, no final de novembro, será inaugurada a segunda concessionária, a Leste, na região de São Miguel Paulista, em São Paulo. O local deve ser compartilhado com uma loja de seminovos na operação de compra e venda, aliás. O CEO diz que “todas as lojas terão layout padronizado, com a mesma fachada e design, para facilitar a identificação por parte do público”.

“O compartilhamento do espaço da loja com carros zero km e seminovos não é novidade nas concessionárias. O que trazemos de novo no mercado de automóveis é a oportunidade às lojas multimarcas de vender carros zero km, mantendo praticamente os mesmos custos fixos e despesas”, afirma Rodrigo Rumi, vice-presidente de marketing da marca.
Em paralelo, a Lecar segue com o plano de expansão de sua rede de concessionárias, que quer somar pontos dedicados ao pós-venda e à venda de seminovos. Também pretendem criar uma rede exclusiva de oficinas especializadas, voltada exclusivamente a reparos e serviços técnicos.

Antes disso
Mas, antes de tudo isso que você leu acima, é necessário ter uma fábrica para produzir carros e, principalmente, os dois modelos propostos, 459 e Campo, disponíveis no mercado de forma oficial. E essas duas primeiras etapas, até agora, ainda não foram concretizadas…
