23/05/2025 - 7:00
Já são quase cinco anos sem Nissan March no Brasil. O hatch, lançado por aqui em 2011 ainda importado do México, ganhou cidadania nacional alguns anos depois. Da fábrica de Resende (RJ), saiu até setembro de 2020. Mas, enquanto isso, ele segue firme e forte na Europa, onde acaba de ganhar uma nova geração oficial.
O novo March, que lá se chama Micra, é o mais recente fruto da parceria Renault-Nissan, e nasce só elétrico, sem opção de motores a combustão. O motivo? Atender as metas da União Europeia, que não quer mais vender modelos que queimam combustíveis líquidos a partir de 2035. Por isso, a Nissan recorreu à Renault, que já oferece na Europa o hatch 4 E-Tech, totalmente elétrico.
+Nissan ‘revive’ com teasers dos novas gerações do Sentra, Frontier e March (elétrico)
+Europa mantém meta de emissões zero para veículos até 2035

Como é o novo ‘Nissan March’?
Batizado de Micra EV, o novo hatch da Nissan usa a conhecida plataforma modular CMF-B, que deu origem à base do nosso Renault Kardian, mas numa versão dedicada a modelos 100% elétricos. Sua similaridade com o Renault 4 E-Tech fica clara no formato e inclinação das colunas, bem como no desenho geral da carroceria. A Nissan tratou de criar nova dianteira, traseira e interior, num conjunto simpático.

Frente ao March nacional, esse Micra EV cresceu um pouco, e agora se aproxima dos 4 metros de comprimento com 2,54 m de entre-eixos. A marca fala, ainda, em 326 litros de capacidade do porta-malas, “significativamente maior do que muitos dos concorrentes”.

Motorização
Por lá, serão duas versões de motor elétrico, e duas opções de bateria. As versões de entrada virão com pouco mais de 120 cv de potência e 23 mkgf de torque. Nesse caso, quem alimenta o motor elétrico é uma bateria de 40 kWh de capacidade, que promete 308 km de autonomia oficial. As versões mais caras rendem 150 cv, mais de 25 mkgf de torque e 408 km de alcance, graças a bateria maior, com 52 kWh.
Com 52 kWh, a potência de recarga é de 100 kW (ou 80 kW na versão de 40 kWh), o que garante carregamento de 15% a 80% em 30 minutos. As duas versões de baterias trazem bomba de calor, bem como sistemas de aquecimento e resfriamento da bateria, para garantir a melhor temperatura de operação. Ainda há sistema V2L, aquele que transforma o carro em um gerador de energia para dispositivos externos.

A marca japonesa não entrou em detalhes quanto aos números de performance do Micra EV, mas garantiu “um desempenho que vai além das gerações anteriores”. Apesar de pequeno, o hatch é pesado, e varia entre 1.400 e 1.520 kg, dependendo da configuração.
Mesmo sendo um modelo pequeno e urbano, traz o requinte de suspensões independentes nas quatro rodas, com eixo traseiro multibraço. Normalmente, tal estilo construtivo é “luxo” de modelos médios e grandes, como sedans e SUVs.

Tecnologias
Dentre as tecnologias, o NissanConnect conta com serviços integrados do Google, e oferece acesso a recursos como estado de carga da bateria, localização do carro, histórico de carregamento e controle remoto de vários recursos, como temperatura da cabine e cronograma de carregamento, tudo pelo celular. A marca adianta que o hatch trará uma série de tecnologias de assistência ao condutor, além de enormes rodas aro 18 em todas as versões (só mudam o desenho).
A marca fala que essa é apenas uma apresentação do Novo Micra EV, mas que suas vendas devem começar apenas no final de 2025.
