A Lexus apresentou hoje, na pista da Fazenda Capuava, em Indaiatuba (SP), seu primeiro crossover compacto. Trata-se do NX 200t, um lançamento mundial que debutou no último Salão de Tóquio, em outubro de 2014. A letra “t” significa que o motor de 2,0 litros é turbo. Ele tem 238 cavalos de potência e entrega 35,7 kgfm de torque com a inovadora tecnologia VVTi-W, que reduz o consumo e a emissão de poluentes por meio da combinação dos ciclos Otto e Atkinson.

O Lexus NX 200t básico (das fotos) custa R$ 216.300. A versão F-Sport é bem mais cara (R$ 236.900), mas deverá ser a mais vendida (70% do mix), apesar de ter praticamente a mesma tecnologia da configuração de entrada. Com esse modelo, a Lexus espera triplicar suas vendas, passando de 20 para 60 carros/mês. O câmbio é automático de seis velocidades e a tração é integral. O pacote F-Sport inclui detalhes como bancos em duas cores (vermelho e preto), rodas maiores, grade diferenciada, câmbio com shift paddles e head-up display, que mostra a velocidade e o conta-giros no parabrisa.

Apesar de se tratar de um crossover, a Lexus o chama de SUV (Sport Utility Vehicle), devido a distância que tem do solo. O carro é fabricado em Kyushu, no Japão, e se destaca pelo extremo conforto e praticidade do interior. A tela multimídia tem 7 polegadas. Na versão básica, o Lexus NX 200t utiliza pneus 225/65 montados em bonitas rodas de liga leve de 17 polegadas de diâmetro.

As vendas começam nesta sexta-feira 13, mas a divisão de luxo da Toyota aposta em boa sorte para o seu modelo. Veja a avaliação completa do Lexus NX 200t e conheça a versão F-Sport na edição de abril da revista MOTOR SHOW, nas bancas a partir do dia 30 de março.