O sedã esportivo Lexus GS F foi apresentado nesta terça-feira (13) em Detroit. Segundo a divisão de luxo da Toyota, o modelo tem como objetivo unir o melhor dos cupês esportivos com o conforto dos sedãs de quatro portas.

Baseado no médio (para os padrões americanos) Lexus GS, o sedã esportivo aproveita basicamente só a carroceria do irmão comportado. Além do motor, os sistemas de freio e suspensão foram desenvolvidos exclusivamente para o modelo, afinados em pistas de corridas como o circuito de Fuji, no Japão, e o tradicional Nürburgring Nordschleife, na Alemanha.

E por falar no propulsor, para mover o sedã de 1.830 kg a Lexus colocou sob o capô um V8 5.0 aspirado, que desenvolve 473 cv. O motor trabalha em conjunto com uma transmissão automática de oito velocidades, afinada para uso esportivo. O GS F possui ainda um sistema que permite selecionar entre quatro diferentes tipos de calibragem do conjunto mecânico: Normal, Eco, Sport e Sport S+. Para frear esta cavalaria, o sedã esportivo vai sair de fábrica com pneus Michelin Pilot Super Sport calçados em rodas de 19 polegadas. Os discos de freio utilizam pinças com seis pistões.

A Lexus se inspirou no interior dos aviões de caça para projetar a cabine do GS F, com comandos sempre próximos aos motorista, mas não se esqueceu do luxo, com o uso de revestimento em Alcantara e uma central multimídia com tela de 12,3 polegadas. Como opcional, o proprietário pode encomendar ainda um sistema de som premium Mark Levinson, com 17 alto-falantes.

A lista de equipamentos inclui ainda sistemas como o controlador automático de velocidade adaptativo (que freia o veículo automaticamente em caso de obstáculo à frente), sistema de detecção de pedestres e sensor de pontos cegos.