09/02/2023 - 11:35
A Lexus lançou no mercado brasileiro a linha 2023 do híbrido NX 350h. O SUV de luxo agregou mais segurança e novos itens de conforto e tecnologia.
Ao todo, serão três versões: Dynamic, Luxury e a F-Sport. Sendo que a primeira opção parte de R$ 364.790.
Dynamic e Luxury
As versões Dynamic e Luxury passaram a contar com novos sensores de estacionamento, antes presentes apenas na configuração F-Sport (topo). A marca explica que ao surgir um objeto em movimento, o freio é acionado automaticamente.
F-Sport
A opção F-Sport, por sua vez, ganhou uma nova iluminação ambiente (disponível em 14 cores) e retrovisor digital, que auxilia o motorista, principalmente no período noturno.
A versão topo inclui também o sistema de som Mark Levinson de 7.1 canais, com 23 caixas de som distribuídas por 16 locais em toda a cabine (incluindo dois alto-falantes de 40mm instalados no teto), que geram 2.400 watts de potência.
O sistema de som Mark Levinson também usa a tecnologia Clari-Fi, que ajuda a corrigir músicas digitais compactadas de serviços de streaming e rádio via satélite ou outras transmissões. Os ruídos são corrigidos de forma inteligente e, desta maneira, a música fica mais nítida, diz a Lexus.
Visual
Na parte externa, a grade frontal segue com efeito tridimensional, com blocos em formato de “U”. Assim como revelado no lançamento da segunda geração, em 2022, foram aplicadas mudanças para fortalecer a estrutura frontal, bem como para melhorar a eficiência do fluxo de ar e o desempenho de refrigeração do modelo.
O veículo possui um conjunto ótico composto por faróis de neblina e faróis de LEDs com acendimento automático, ajuste automático de altura e lavador. O NX ainda conta com função DRL em formato de “L”.
Atrás, há um aerofólio e as lanternas invadem a tampa do porta-malas.
Interior
Por dentro, o acabamento de couro reveste o volante e a manopla de transmissão, e partes de couro ecológico premium estão nas portas, painel e console central, que obteve reposicionamento do câmbio automático, e porta-objetos, incluindo os comandos de condução. As versões Luxury e F-Sport seguem com carregador por indução para smartphones.
De série, os assentos dianteiros dispõem de regulagem elétrica para oito posições, além de ajuste de lombar para o motorista. A versão F-sport ainda adiciona memória para três perfis.
A versão Luxury ainda dispõe de teto solar com abertura elétrica. Já a versão topo é equipada com teto solar panorâmico.
O SUV ainda dispõe de um novo sistema multimídia Lexus, com áudio compatível com arquivos de alta resolução (WAV, Flac, Alac, OGG Vorbis), rádio AM/FM com Wi-Fi (P2P mode) e tela de LCD de 14 polegadas, nas versões Luxury e F-Sport, e de 9,8 polegadas, na Dynamic.
Nas opções Luxury e F-Sport, o motorista tem à disposição o Head Up Display, que projeta informações de velocidade, navegação GPS, áudio e assistente de direção no para-brisa.
O NX vem com ar-condicionado digital de duas zonas, digital integrado frio e quente, sensor de umidade e sistema S/Flow com função Concierge, que vincula o sistema de ar com ventilação e aquecimento dos bancos.
Segurança
Veja abaixo a lista de itens de segurança do e auxílio à condução do NX 350h para todas as versões:
- Sistema de Saída de Faixa (LTA);
- Sistema de mudança de Faixa (LDA);
- Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash);
- Farol Alto Automático (AHS);
- Controle de Velocidade e Cruzeiro Adaptativo (DRCC).
Outros recursos de segurança para Luxury e F-Sport:
- Alerta de Ponto Cego (BSM);
- Rear Cross Traffic Alert: dispositivo que emite um aviso sonoro sobre a presença de tráfego na traseira do veículo;
- Radar de verificação de perímetro (Safety Exit Assist – SEA): sistema que opera com o auxílio dos sensores do BSM para detectar carros que se aproximarem por trás, incluindo bicicletas, para evitar colisões com a porta aberta.
Em relação à segurança ativa, o NX 350h conta com oito airbags, controle de tração e estabilidade e assistência de partida em subida.
Completam o pacote: farol alto com sistema adaptativo de iluminação (AHS); luzes de iluminação lateral (Cornering Lamp); sensores de estacionamento inteligente (Intelligent Clearance Sonar – ICS) até 15 km/h; e Assistente Ativo em Curvas (Active Cornering Assist – ACA).
O utilitário também tem de série: freios ABS ventilados nas quatro rodas e regenerativos na dianteira, com Freio Eletrônico – Distribuição de Força (EBD), sistema Isofix, além de câmera com guias dinâmicas nas versões Dynamic e Luxury. Já a versão F-Sport conta com câmera de visão 360° e sistema de autoestacionamento.
Motorização
O SUV híbrido é equipado com o motor a combustão de quatro cilindros DOHC 16V, VVT-i de 192 cv a 6.000 rpm e 22 kgfm a 5.200 rpm, e dois elétricos, um traseiro, de 54 cv e 12,1 kgfm, e outro, dianteiro, de 182 cv e 27 kgfm. O conjunto rende 246 cv de potência total.
Todas as versões têm quatro modos de condução: EV, totalmente elétrico; Auto EV, que seleciona automaticamente a combinação entre elétrico e combustão; e Normal. A versão F-Sport acrescenta a opção Sport+, para uma condução mais dinâmica.
O SUV tem o sistema de tração All-Wheel Drive Full-Time, que aplica automaticamente força para as quatro rodas.
Veja abaixo os preços:
NX 350h Dynamic: R$ 364.790
NX 350h Luxury: R$ 400.290
NX 350h F-Sport: R$ 437.090
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Marca da Huawei inicia as vendas de carros elétricos no Brasil em março
+ Volkswagen quer passar imagem de robustez para substituto do Gol
+ Teste Rápido: Nova Chevrolet Montana Premier surpreende
+ Confira qual é o valor do seguro dos carros 0km mais vendidos em 2023
+ Quais são os SUVs 0 km mais vendidos em 2023? Confira o ranking
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Avaliação: Toyota Corolla Cross híbrido põe o consumo acima de tudo; vale a pena?
+ GM faz recall do Tracker por possível problema na bandeja de suspensão
+ VW Virtus ganha reestilização com novas versões; veja os preços
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Nissan Sentra, que chega em março, tem mais informações reveladas
+ Confira quais são os 10 carros flex a combustão mais econômicos
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe