02/12/2025 - 14:00
Temos o primeiro carro elétrico do Grupo Toyota no Brasil. Porém, ele não veio diretamente da Toyota, mas sim da sua divisão de luxo, a Lexus: falo do RZ 500e, um SUV médio com ares esportivos, que desembarca por R$ 500 mil. Para que você, leitor, se situe, falamos de um concorrente direto de Ford Mustang Mach-E ou Chevrolet Blazer EV RS, com 4,80 m de comprimento e 2,85 m de entre-eixos.
+Lexus ES300h: como é o sedan de R$ 360 mil dado a 27 ministros do TST
+Como é o Blazer EV, novo carro elétrico de Lula que custa R$ 500 mil
Como é o RZ 500e?
Lançado no exterior em 2023, ele chega agora ao Brasil em configuração única, feita sobre a plataforma e-TNGA, modular. Com tração integral, ele traz dois motores elétricos, um acoplado a cada eixo, resultando em 381 cv de potência combinada. O torque, em cada eixo, ronda os 27 mkgf, o que pode totalizar mais de 54 mkgf imediatos. Na performance, ele demora 4,6 segundos para ir de 0 a 100 km/h.

Nas acelerações em linha reta, o sistema de tração integral permanente ajusta a distribuição de torque para entregar mais eficiência e resposta imediata. A variação vai de 60:40 até 0:100, privilegiando o eixo traseiro para reduzir movimentações da carroceria. No modo Range, voltado para economia, o ajuste fica fixo em 50:50, priorizando o uso equilibrado dos motores.

Nas curvas, a eletrônica otimiza a proporção entre 80:20 e 0:100 de acordo com velocidade e ângulo de esterçamento. Nesse cenário, mais força pode ser enviada ao eixo dianteiro para ajudar o carro a contornar o traçado com suavidade. Na retomada, o torque passa a seguir a carga de cada roda, mantendo o conjunto estável e favorecendo acelerações contínuas.

600 km de autonomia
No conjunto de baterias, 77 kWh de capacidade, que prometem autonomia de até 600 km urbanos pelo ciclo europeu WLTP. Ela permite recarga em até 150 kW de potência, e pode recuperar 80% da carga em 30 minutos, diz a Lexus.

Aprimorado
Recentemente, a linha RZ foi atualizada no exterior, e com essas novidades ele chega no Brasil. Foram revisados motores elétricos, bateria de tração (nova e maior), rodas redesenhadas (aro 20 com acabamento diamantado no mercado nacional), além de melhoras na dissipação de ruídos e vibrações do monobloco (coxins renovados, mais mantas acústicas, novos materiais de acabamento, vidros acústicos e afins).
Equipamentos
No pacote de equipamentos do RZ 500e há tampa do porta-malas elétrica, acabamento interno em camurça (30% de base vegetal), iluminação ambiente em LED personalizável, multimídia de 14”, comandos de voz (“Olá Lexus”), sistema de som Mark Levinson com 14 alto-falantes, maçanetas eletrônicas, teto-solar panorâmico com cortina digital contra raios UV, sistema Park Assist de estacionamento semiautônomo, câmeras 360º, 8 airbags, além de um amplo pacote ADAS.
Garantia de 1 década
Assim como modelos da Toyota, o Lexus RZ 500e terá garantia de dez anos ou 200 mil km, caso as revisões sejam feitas na rede de concessionárias da marca. A cobertura é renovada a cada ano, após a manutenção em alguma das oficinas da fabricante. O SUV elétrico poderá ser pintado de branco, cinza, prata, preto, azul e bronze, com teto preto brilhante opcional. Sua cabine pode vir na cor azul, cinza escuro ou caramelo.

Primeiros carros: só em 2026
As primeiras unidades serão entregues só no segundo trimestre do ano que vem (entre abril e junho de 2026), e os primeiros compradores terão algumas vantagens, como financiamento com taxa zero e recompra garantida pagando 80% da Fipe, no mínimo. Também haverá valorização extra para seminovos da própria Lexus na troca pelo novo RZ 500e, ampliando as vantagens para quem já é cliente da marca.












