O mercado automobilístico nacional fechou o mês de janeiro com um recuo de 18,8% no volume de veículos licenciados em relação ao mesmo período do ano passado, divulgou a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), na manhã desta quinta-feira (5).

Somente no setor de automóveis e comerciais leves, o recuo foi de 16%. Foram 198.746 unidades emplacadas no primeiro mês de 2015, ante os 235.516 veículos leves licenciados em janeiro do ano passado. Dentre as montadoras com fábricas no Brasil, apenas três empresas registraram alta no número de veículos registrados. Dentre os automóveis, a Nissan cresceu 4,9% (de 5.336 para 5.598). Já no setor de comerciais leves, a Toyota registrou alta de 17,3% no número de veículos licenciados (3.234 para  3.792) e a Mitsubishi cresceu 1% (1.742 para 1.760).

Apesar do balanço negativo, segundo Moan a expectativa é de melhora no setor para o restante do ano. “As medidas de reajuste fiscal são estruturantes e devem gerar uma melhora no nível de confiança dos investidores. Essa melhora vai impactar em médio prazo no consumo”, completou.

EXPORTAÇÕES

Cenário difícil também nas vendas de automóveis e comerciais leves para o exterior, que registraram retração de 29,8%. “A situação difícil já era esperada. A principal explicação é o desempenho do mercado argentino, que é principal mercado para os automóveis brasileiros e teve uma retração de 38,8% em relação ao ano passado”, destacou o presidente da Anfavea, Luiz Moan.