Lifan ajusta X60 ao gosto do freguês

0
294

O crossover Lifan X60 foi o modelo de marca chinesa mais vendido no Brasil em 2014. Para se manter na liderança, sua linha 2016 chega às lojas com novidades – e, mais importante, com preços inalterados. Enquanto a versão Talent segue sendo vendida por R$ 59.990, a VIP continua com preço sugerido de R$ 63.990.

Visualmente, além de adotar uma grade dianteira com fendas verticais (eram horizontais), o crossover ganhou lanternas com novo desenho (com LEDs), moldura preta nos para-lamas e rodas maiores (aro 17 na versão Talent e 18 na VIP). O objetivo, segundo a marca, foi deixar o crossover com uma cara mais aventureira. No interior, as mudanças se resumem aos novos bancos, com abas maiores e novo padrão de couro, sempre preto. No mais, segue bem equipado e extremamente espaçoso, principalmente no banco traseiro.

Para completar, a transmissão foi modificada para melhorar as arrancadas, as suspensões foram recalibradas para se adaptar às novas rodas e a tampa do porta-malas não é mais tão difícil de abrir (era pesada, mas teve amortecedores reposicionados e recalibrados).


O motor 1.8 de 128 cv com bloco de alumínio e comando variável ainda não é flex e o aguardado câmbio automático continua em estudo, mas, independentemente disso, o X60 é agradável de dirigir, principalmente na cidade (na estrada, acima de 100 km/h o motor gira alto demais por causa da quinta marcha que podia ser mais longa, e o ruído na cabine incomoda um pouco).

No fim das contas, o X60 – junto com o também chinês Chery Tiggo – segue como uma raras opções no mercado de crossovers/SUVs com preço abaixo de R$ 60.000 e um pacote de equipamentos completo. Uma opção a ser considerada antes de comprar um EcoSport ou um Duster 1.6 “pelados”.

Leia a avaliação completa na MOTOR SHOW que chega às bancas no início de setembro.

Lifan X60 Talent 1.8 VVT
Motor: 4 cilindros em linha, 16V, comando variável
Cilindrada: 1794 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 128 cv a 6.000 rpm
Torque: 16,8 kgfm a 4.200 rpm
Câmbio: manual, cinco marchas
Tração: dianteira
Direção: hidráulica
Dimensões: 4,325 m (c), 1,790 m (l), 1,690 m (a)
Entre-eixos: 2,600 m
Pneus: 215/65 R17 (VIP: 215/65 R18)
Porta-malas: 405 litros
Tanque: 55 litros
Peso: 1.330 kg
0-100 km/h: 10s7
Velocidade máxima: 170 km/h
Consumo: não divulgado
Nota do Inmetro: não participa