Lifan X80 é chinês de sete lugares que quer encarar o VW Tiguan

Com sete lugares e porte de SUV médio, modelo chega por R$ 129.777 com motor 2.0 turbo e lista generosa de equipamentos

Divulgação

Apresentado no Salão de São Paulo de 2016, o Lifan X80 — maior utilitário da marca chinesa — finalmente começa a ser oferecido no mercado brasileiro. Com porte de SUV médio e sete lugares, o chinês montado no Uruguai chega por R$ 129.777 com a missão de competir contra modelos como o VW Tiguan de segunda geração e o Peugeot 5008, ambos SUV médios para sete ocupantes, porém mais caros.

Com 4,82 m de comprimento, 1,93 m de largura e 1,76 m de altura, o Lifan X80 é 12 cm mais longo, 9 cm mais largo e 9 cm mais alto do que o SUV da Volkswagen, empatando porém na distância entre-eixos de 2,79 m. Para levar o conjunto de 1.885 kg, o chinês conta com um motor 2.0 com duplo comando variável e turbo, que desenvolve de 184 cv, e um câmbio automático de seis marchas.

De acordo com o fabricante, durante a fase de homologação e em testes para adequar o veículo ao combustível e às condições de rodagem brasileiras, o X80 rodou mais de 200 mil quilômetros no Brasil e na China. Em avaliações de laboratório, o SUV registrou médias de consumo de 8,39 km/l (cidade) e 12,27 km/l (estrada), com média de 9,89 km/l em percurso misto.

Na lista de equipamentos, o SUV é bem equipado: conta com airbags laterais e de cortina, Isofix, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida e descida de rampas, painel digital configurável, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, chave presencial, acendimento automático dos faróis, teto solar elétrico, ar-condicionado com controle automático de temperatura e saídas para a segunda e terceira fileiras de bancos, bancos dianteiros com ajustes elétricos, revestimento interno em couro, direção elétrica, piloto automático, volante multifuncional, computador de bordo, sistema multimídia com tela de 8″ compatível com Android Auto e Apple CarPlay, luzes diurnas de LED e faróis e lanterna traseira de neblina.

No mercado brasileiro, o X80 será comercializado nas cores branco, preto e vermelho. Atualmente, a Lifan conta com uma rede de 45 concessionárias em todo o Brasil, que comercializam atualmente o compacto 530, o caminhão leve Foison e o SUV X60.