EMISSÃO DE CO2 245 g/km ALTÍSSIMA

VW TOUAREG V8 FSI R$ 260.000 ESTIMADO

É na linha de produção da Volkswagen na Bratislava, Eslováquia, que nasce essa segunda geração do Touareg. Na mesma fábrica são produzidos seus “primos” ricos Audi Q7 e Porsche Cayenne, que compartilham a plataforma com ele. A nal, os três SUVs foram desenvolvidos em conjunto por essas marcas do grupo Volkswagen. O objetivo era fazer veículos com ótima capacidade fora de estrada, mas com comportamento de esportivo no asfalto.

Dentro do possível, o objetivo foi conquistado. Claro que carros com centro de gravidade alto sempre sofrem mais em curvas. Porém, valendo-se de uma suspensão a ar com amortecedores ajustáveis e de muita eletrônica embarcada, ele surpreende. Há uma tendência ao subesterço em curvas fechadas, mas, para um carro de seu porte, o comportamento é impressionante (como o do Porsche Cayenne, que certa vez até “acusamos” aqui de burlar as leis da física).

Com os amortecedores no modo conforto, as estradas de terra parecem de asfalto, tamanha a capacidade de ltrar irregularidades. O conforto chega a ser quase irreal. Em estradas sinuosas com asfalto liso, o modo esporte é perfeito. Já o acerto normal equilibra as coisas, mas, para dizer a verdade, não vi utilidade, considerando que as outras opções cobrem com perfeição as necessidades dentro e fora de estradas.

As suspensões a ar, além de serem responsáveis por esse rodar confortável, permitem que o carro tenha altura variável do solo. Quanto maior a velocidade, mais colado no chão ele ca. No off-road, apesar de não ter reduzida, é e ciente. Tem diferencial de deslizamento limitado e um seletor para acionar o compressor que “alimenta” as suspensões a ar e faz a distância do chão aumentar. Há uma opção ainda mais alta, caso haja pedras no caminho, e outra extra baixa para facilitar o acesso dos passageiros e ajudar a carregar o porta-malas.

O retrovisor tem sistema de monitoramento de ponto cego

O Touareg V8 ainda tem faróis bixenônio direcionais, bancos refrigerados, teto panorâmico, monitoramento do ponto-cego, auxílio em descidas, piloto automático adaptativo, GPS, rodas aro 20 e um sistema de câmeras que monitora cada canto do carro. O acabamento é excepcional, isolamento acústico exemplar e ar-condicionado com quatro zonas. Além disso, o espaço interno está maior, com entreeixos aumentado para quase 2,90 m.

Além do design atualizado, o novo Touareg V8 cou 258 kg mais leve, ganhou carroceria mais rígida e teve a aerodinâmica aprimorada. O motor V8 agora tem 340 cv e o câmbio automático tem oito velocidades. Apesar de a sétima e a oitava marchas serem overdrive (a velocidade máxima é atingida na sexta), o consumo ainda é estratosférico. Mas, em compensação, o desempenho é brutal.

Claro que tudo que esse Touareg V8 oferece tem um preço, e o dele será alto. A VW ainda não divulgou o valor, mas certamente será bem menor do que de Porsche Cayenne e Audi Q7. Esquecendo o status das marcas, são produtos muito similares.

VW Touareg V8 FSI

MOTOR oito cilindros em V, 4,2 litros, 32V, injeção direta TRANSMISSÃO automática sequencial, oito marchas, modo esportivo, borboletas no volante, tração integral DIMENSÕES comp.: 4,80 m larg.: 1,94 m alt.: 1,71 m ENTRE-EIXOS 2,893 m PORTA-MALAS 520 a 1.642 litros PNEUS 275/45 R20 PESO 2.075 kg • GASOLINA POTÊNCIA 360 cv a 6.800 rpm TORQUE 45,4 kgfm a 3.500 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 245 km/h 0 100 km/h 6,5 segundos CONSUMO cidade: 7 km/l / estrada: 10,7 km/l CONSUMO REAL cidade: 5,4 km/l / estrada: 7,6 km/l

O ar-condicionado de quatro zonas, permite que os passageiros traseiros controlem a temperatura

Dentro do porta-malas, uma tomada 12 volts e os botões para ajuste da altura das suspensões