Depois de Volvo e Zeekr, o Grupo Chines Geely chegará com mais uma marca no mercado brasileiro: trata-se da Link&Co, braço do grupo criado em 2016, que atua com maior força nas vendas diretas e carros por assinatura. A marca utiliza bases mecânicas de outros grupos da marca, como da própria Volvo, e hoje tem a linha composta, em sua maioria, por SUVs híbridos.

Por aqui, a ideia é trazer a Link&Co ao Brasil utilizando parte da estrutura da Zeekr, que já está operando em solo nacional, porém almejando maior volume de vendas, para brigar com BYD e GWM. A futura marca chinesa, aliás, já está presente com vendas crescentes na Europa e Oriente Médio (80 mil carros emplacados fora da China entre 2021 e 2024, com meta para atingir os 200 mil ainda em 2025, segundo a marca).

Atualmente, sua linha é composta por dez carros, dos quais sete são SUVs: 01, 05 (compactos feitos sobre a base CMA do Volvo EX40), 06 (médio com plataforma modular Geely), 08, 09 (maior plataforma Volvo XC90), além do Z20, pequeno, que usa a base do Volvo EX30. Além deles, há os sedans 03 (pequeno), 07 (médio) e Z10 (grande). Para o mercado brasileiros, as maiores apostas deverão ser nos SUVs.

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Pessoas observam veículos expostos no estande da Lynk & Co durante um dia de imprensa para o Salão do Automóvel de Xangai, em Xangai, China, em 23 de abril de 2025. REUTERS/Go Nakamura

Como os híbridos predominam, alguns dos modelos pequenos utilizam motor 1.5 turbo associado com outro propulsor elétrico. Há também versões plug-in com baterias maiores e alcance elétrico independente. Carros maiores trazem um 2.0 turbo, também com conjunto híbrido convencional ou plug-in. Os dois motores a combustão, vale falar, são de origem Volvo.

A marca ainda analisa seus planos para concessionárias e até mesmo uma possível produção nacional no regime CKD (componentes trazidos desmontados do exterior). A expectativa é ter a Link&Co por aqui apenas em 2026, possivelmente no segundo semestre.