As locadoras ajudaram a sustentar, mais uma vez, as vendas das montadoras, representando 27% do total de carros vendidos neste ano, conforme dado levado para a apresentação de resultados da Anfavea, entidade que representa o setor.

O porcentual segue bem acima do nível de antes da pandemia (20% em 2019), ainda que não tenha conseguido repetir os 30% do ano passado, quando o resultado foi turbinado por compras que estavam represadas pela falta de automóveis decorrente da crise de abastecimento de componentes eletrônicos.

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Segundo Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, as maiores entregas a locadoras refletem, em parte, uma mudança de comportamento dos consumidores, que preferiram entrar em planos de assinatura, em vez de ter a propriedade do veículo.

Conforme os números levados pela entidade para a apresentação mensal de resultados, as locadoras caminham para terminar o ano com 570 mil carros comprados. De 2019 – ou seja, antes da pandemia – para cá, a frota de carros delas teve um crescimento de 56%, já passando de 1,5 milhão de unidades.

Apesar disso, a idade média dos carros alugados subiu nesse período de 15 para 20 meses, o que, junto com o dado de expansão da frota, mostra que as locadoras estão não só comprando mais como também vendendo menos seus automóveis usados.