Lotus homenageia 1a. vitória de Senna na F1

Senna em sua Lotus rumo à primeira vitória na Fórmula 1
Senna em sua Lotus rumo à primeira vitória na Fórmula 1

A Lotus está celebrando o aniversário de 35 anos da primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1. A equipe pela qual o brasileiro conseguiu sua primeira vitória está produzindo uma série de podcasts lembrando fatos da época. Senna venceu pela primeira vez na principal categoria do automobilismo em 21 de abril de 1985, no GP de Portugal.

Foi um domingo histórico não apenas pela conquista de Senna na Lotus, mas principalmente pelas condições em que ela ocorreu. O cirtcuito de Estoril foi duramente castigado com um temporal durante a disputa do Grande Prêmio. Nascia ali, não apenas o campeão Senna, mas também (e principalmente) o mago das pistas molhadas.

Para relembrar a façanha, uma das personalidades que a Lotus ouviu para seu podcast foi Chris Dinnage. Ele era o engenheiro principal da Lotus de Senna. Hoje, Dinnage é chefe da Classic Team Lotus, a divisão da marca responsável por preservar a história automobilística da montadora britânica.

As vitórias de Senna vão render homenagem também da Globo. A emissora vai exibir no próximo dia 3 de maio o Grande Prêmio de Suzuka de 1988. Foi nessa corrida que Senna, já na McLaren, conquistou seu primeiro título mundial de pilotos. A reprise da corrida vai acontecer durante o Esporte Espetacular e vai contar com a narração original de Galvão Bueno.

Veja também

+ Fiat faz desconto em toda a linha; preço do Toro cai R$ 32 mil
+ Acesso de fúria de macaco deixa um homem morto e 250 pessoas feridas na Índia
+ Risco de casos graves de Covid é 45% maior em pessoas com sangue do tipo A, segundo pesquisadores europeus,
+ Aprenda a fazer o brigadeiro de paçoca de Ana Maria Braga