A malandragem não para de trabalhar nesse País. Depois de adulterar ou falsificar combustíveis, alimentos, bebidas e por aí vai, ultimamente os falsários estão investindo na adulteração ou falsificação dos óleos lubrificantes, que garantem o bom funcionamento e a longevidade dos motores e câmbios de nossos carros. E olha que a criatividade dos bandidos vai longe.  

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Tenho sempre que usar o lubrificante da marca recomendada pelo fabricante do carro?
Óleo do motor

Lubrificantes falsos são cópias dos reais

Copiam as embalagens dos principais e mais vendidos lubrificantes do país com perfeição. Até os rótulos são exatamente iguais aqueles utilizados pelo fabricante original. Isso quando não usam o frasco legítimo, já usados, que recuperam nos postos de serviços e trocas de óleo. 

Como falsificam?

Óleo lubrificante – Foto: Bardahl/divulgação

E você, leitor, deve estar se perguntando: “o que os caras põem dentro das embalagens falsificadas?”. Essa resposta vai depender muito da tática do sem-vergonha que falsifica o lubrificante. Alguns deles colocam óleo mineral puro, sem qualquer tipo de aditivação. Outros enchem as embalagens com lubrificante recuperado, que já foram usados, mas passam por um tratamento químico para parecer novo de novo.  

Tem aqueles ainda que compram o lubrificante original do distribuidor, e adicionam nele solventes para render mais, alterando completamente suas especificações originais. Vê se pode!? 

Lubrificantes Fuchs – Foto: Divulgação

Problemas…

Nem é preciso dizer que qualquer uma dessas porcarias dentro das embalagens não vai lubrificar corretamente o motor de seu carro. Em um curtíssimo espaço de tempo, ele apresentará ruídos, perda de potência e aumento no consumo.  

Dutos de lubrificação no motor – Foto: reprodução/Portal Lubes

Os motores modernos, em sua grande maioria, exigem lubrificantes sintéticos de alto desempenho. Quando você tenta lubrificá-los com um óleo mineral puro, um óleo recuperado ou ainda um óleo diluído em solvente, ele vai reclamar. Se houver insistência no erro, corre o risco de danos sérios ao propulsor do seu carro. Inclusive o tão temido problemão do motor fundido… 

Óleo de câmbio? Também

Motor desmontado – Foto: Shutterstock

Mas as falsificações não estão restritas ao óleo do motor. Já tivemos casos de adulterações nos óleos para transmissão, seja ela manual ou automática. Nesses casos, a picaretagem é mais grosseira, e os caras usam qualquer tipo de óleo como se fosse o especificado. No caso das transmissões automáticas, o assunto é ainda mais sério, afinal o fluído incorreto pode fazer com que o veículo sequer saia do lugar. Aí, exigirá que o câmbio automático seja retirado, desmontado e limpo em suas peças interiores para que, com o óleo original e recomendado, faça o seu papel novamente. 

No caso dos câmbios manuais, um lubrificante fora de especificação fará com que a transmissão fique cada vez mais ruidosa e os engates, difíceis. Uma catástrofe para rolamentos, engrenagens e luvas de engates. Nem é preciso dizer, que a vida útil do câmbio vai para as “cucuias”. Óleo de câmbio adulterado é mais difícil de encontrar do que o de motor, afinal sua troca é menos comum no mercado, mas eles existem. 

Renault Kwid Iconic 2026 – Foto: Lucca Mendonça

Como se prevenir?

Algumas dicas ajudarão você a não comprar gato por lebre. A primeira delas diz respeito ao preço: desconfie de lubrificantes vendidos promocionalmente a valores muito mais baixos do que o comum. Adquira o lubrificante em revendedores de grande porte, exigindo sempre a nota fiscal de compra. Comprar lubrificante pela internet? Cuidado redobrado, porque não se sabe a origem e o que tem dentro das embalagens. Evite comprar lubrificante de pequenas lojas de autopeças e postos sem bandeira, daqueles que sempre oferecem promoções de óleos automotivos.  

Óleo lubrificante Eurol – Foto: divulgação

Dê preferência adquirir o fluído em postos de serviços grandes e/ou confiáveis. E, sempre que possível, fique atento no momento da troca: veja se o frentista ou trocador quebra o lacre da tampa antes de despejar o lubrificante no motor de seu carro. Melhor ainda: faça a troca do óleo, tanto do motor quanto do câmbio, na concessionaria da marca de seu veículo. Você paga um pouco mais caro, mas tem a certeza de procedência daquilo que estão colocando no seu carro. 

Troca de óleo Motul – Foto: Divulgação