10/10/2025 - 16:30
A BYD inaugurou sua fábrica na quinta-feira, 9, em Camaçari (BA). Assim como em outros momentos, Luiz Inácio Lula da Silva desfilou pelo local com um conversível. O presidente e o vice, Geraldo Alckmin, deram um passeio interno com o Dolphin Mini diferente.
O modelo foi “cortado” e adaptado para virar um conversível. O Dolphin Mini “ao ar livre” foi feito especialmente para o evento de inauguração (“Inauguration Day Special Edition”), mas deve ser usado com eventuais “visitas ilustres”. A BYD não concedeu mais detalhes do conceito.
Como é o Dolphin Mini?

O Dolphin Mini é um elétrico de cinco lugares de R$ 120 mil adota um motor elétrico dianteiro de 75 cv de potência com 13,8 kgfm de torque. A bateria de tração tem pouco menos de 39 kWh de capacidade e gera 280 km de autonomia, segundo o Inmetro.
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Em 2024 foi a vez do Virtus e do Kardian
A moda não é de hoje e vários presidentes já fizeram o mesmo dentro das montadoras. Juscelino Kubitschek e Itamar Franco já foram fotografados a bordo de um Fusca conversível.
Mais recentemente, no ano passado, o presidente Lula e o vice Alckmin visitaram a planta da Anchieta da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP). Eles estavam presentes no local em virtude do anúncio de mais R$ 9 bilhões de investimento, somados aos R$ 7 bilhões já divulgados pela montadora – totalizando 16 bilhões, para 16 lançamentos até 2028.

No entanto, os políticos desfilaram pela fábrica com um conversível conceito da Volks com base no Virtus. Eles recriaram uma foto de 2003, quando a fizeram de Polo aberto.
Virtus Cabrio foi o escolhido para um projeto especial da VW, que o transformou em um veículo exclusivo para a visita presidencial em 2024
O showcar adotou especificidades que mesclam atributos das versões Highline e Exclusive.

Por fora, o veículo possui carroceria na cor “Azul Biscay”, rodas de 18 polegadas com acabamento escurecido. O interior, por sua vez, recebeu bancos, painel e apliques de porta em preto.

No coração do modelo está o 250 TSI, o mesmo utilizado na configuração topo do sedã (Exclusive), que desenvolve 150 cv de potência, associado ao câmbio automático de seis marchas.
Desenvolvimento
O desenvolvimento do Virtus Cabrio incluiu trinta profissionais da área de desenvolvimento do produto, com suporte da área de qualidade. Foram seis semanas para a entrega do veículo.
Para a criação do carro-conceito foi realizada a remoção do conjunto do teto e, com a ausência das continuações das colunas B e C, foi preciso reforçar outros pontos do veículo para alcançar uma boa rigidez.
Segundo a montadora, para ofertar mais espaço entre os bancos dianteiro e traseiro, o assoalho foi alongado e promoveu alterações no tamanho do tanque de combustível, alojado na parte inferior do assoalho. Além disso, o banco traseiro também sofreu modificações com um design exclusivo para este modelo especial.
Além disso, foram desenvolvidas novas peças de acabamento externo, como partes de fechamento das colunas e portas, bancos e tanque de combustível.
Foi acrescentada ainda uma barra transversal na região da coluna B, para que os ocupantes traseiros, quando de pé, tivessem apoio e segurança. Alguns sistemas eletrônicos de gerenciamento do veículo também passaram por atualizações.
Vale destacar também que no ano passado ambos desfilaram no mesmo estilo na fábrica da Renault, em São José dos Pinhais (PR), com um Kardian modificado.

O jornalista viajou a Camaçari (BA) a convite da BYD*