O Cherokee tem valentia de off-road com luxo de sedã grande. Conciliar capacidade fora-de-estrada e status foi a receita do grande sucesso do irmão maior, o Grand Cherokee, um dos primeiros importados a chegar ao Brasil com a abertura das importações na década de 1990 (depois disso, a concorrência apertou o cerco e a marca perdeu espaço – agora, como parte do grupo Fiat, tenta recuperar, apostando em novas versões, como esta, e preços mais agressivos).

Com preço sugerido de R$ 129.900, esta versão Limited justifica os R$ 12 mil a mais em relação ao Cherokee Sport, com uma lista mais completa de equipamentos de série, que inclui teto-solar, bancos em couro e grades frontais e protetores laterais cromados. Além disso, ele ainda conta com um novo sistema de memória – que armazena informações diversas, que vão das estações de rádio à posição dos espelhos e do banco do motorista. Outro de seus atrativos é o novo sistema de som com conexão bluetooth, comando de voz, oito alto-falantes, subwooser e capacidade para seis CDs. Com este conjunto, o utilitário oferece bastante conforto, mas ainda fica devendo o ajuste de profundidade do volante e a regulagem elétrica da altura do banco do motorista (detalhes que não devem inibir a compra).

Apesar da falta de ajuste de profundidade do volante, a posição de dirigir é boa, o acabamento é agradável e a lista de itens de série, bastante completa

A alavanca do câmbio automático de apenas quatro velocidades e o botão seletor do modo de tração.

Acima, o sistema de som para seis CDs com bluetooth (que obedece a comandos de voz) e os controles do ar-condicionado. À direita, a traseira, que faz questão de manter suas linhas quadradas, parte do DNA do modelo

Seu motor 3.7 V6 desenvolve suficientes 205 cv de potência, proporcionando um bom desempenho, mas cobra por isso na hora de abastecer: seu consumo, assim como na maioria dos veículos V6, não é nada baixo. Na cidade, é difícil superar os 5 km/l, enquanto na estrada atingir 10 km/l já é motivo para comemoração.

O conforto merece destaque, mas o mais importante neste Cherokee são seus atributos off-road. Há três opções de tração – 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida – selecionadas por um botão ao lado da alavanca de câmbio. Com bons ângulos de ataque e de saída, o jipão encara qualquer desa o, mas, com altura elevada e grande distância do solo, sua estabilidade não é das melhores. No contorno de curvas, acima dos 100 km/h, ele passa menos segurança do que deveria. Mas não se preocupe: em casos extremos, o sistema de controle de estabilidade (ESP) entra em ação. Outra característica interessante do modelo, quando o assunto é segurança, são os encostos de cabeça ativos, que se movem para a frente e para cima em caso de colisões mais graves.

Este jipão é, portanto, uma excelente opção para quem procura um veículo bastante luxuoso e com posição de dirigir alta para o dia a dia na cidade e, ao mesmo tempo, valente o su ciente para as aventuras mais radicais nos fins de semana.