DS 7 Crossback, modelo que enfim marcará a entrada da DS, marca premium do grupo PSA, no mundo dos SUVs, estreia só em janeiro (e apenas em alguns mercados). Apesar dessa demora, o fabricante francês já prepara outros modelos no segmento, um médio e um compacto – e é justamente esse último, o DS 3 Crossback, que revelamos aqui em ilustrações exclusivas.

Para os fãs do DS3 original de 2010, quando ainda era produzido com a marca Citroën, vem a decepção: o Crossback deve substituir o divertido hot hatch, e não se somar a ele na gama da marca. Afinal, a prioridade número um da indústria automotiva, pensando em agradar o consumidor e maximizar os lucros, são justamente os utilitários-esportivos.

O novíssimo SUV será exibido pela primeira vez ao público no Salão de Genebra (março) e deve começar a ser vendido na Europa no fim de 2018 ou começo de 2019 – e no Brasil um pouco depois, dependendo do ânimo do nosso mercado. A plataforma é a modular CMP, que os franceses terão a honra de batizar para selar seu casamento com a chinesa Dongfeng, acionista com 12,9% de participação (igual à da família Peugeot e à do Estado francês).

Essa nova base construtiva é pensada para ser extremamente versátil, e assim poder ser utilizada tanto em modelos da própria PSA quanto nos da Dongfeng, incluindo híbridos e elétricos. No DS 3 Crossback, os motores a combustão serão os ótimos 3 cilindros 1.2 turbinados com acertos de 110, 130 ou 150 cv (novidade). Já o atual 4 cilindros 1.6 THP ganharia uns cavalinhos extras em relação aos 208 cv do DS 3 atual. Na Europa, o diesel 1.6 BlueHDi será trocado por um motor 1.5.

Na transmissão, os modelos devem adotar uma caixa automática de oito marchas (da alemã ZF), além do clássico câmbio manual de seis velocidades, mas nada de tração integral. Já a versão totalmente elétrica deve ser lançada até 2019 na Europa (e não tão cedo no Brasil). Poderia ter o nome do conceito que marcou essa mudança de rumo: E-Tense.