Maior exclusividade, mas por pouco tempo

Roberto Assunção

Como acontece em toda série especial lançada, o Renault Logan Exclusive oferece mais equipamentos de série, um visual diferente e preço competitivo. Por fora, o sedã tem rodas de liga leve aro 15 exclusivas e escurecidas, capas dos retrovisores em preto brilhante e adesivos alusivos à versão nas portas. Por dentro, a cabine agrada pelos bancos forrados de couro, o painel cinza escuro e a inscrição Exclusive na base do volante. A lista de série traz ar-condicionado automático, câmera de ré e piloto automático.

A central multimídia MediaNAV 1.2 tem tela de 7” sensível ao toque e uma interface muito intuitiva de operar, além de bluetooth, GPS e as funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, que ensinam o motorista a dirigir mais economicamente. E esse Logan vale o quanto custa? Com câmbio manual de cinco marchas, seu preço é R$ 51.070. Equipado com transmissão automatizada Easy’R, também de cinco, sai por R$ 53.470. Segundo o fabricante, a economia no bolso do consumidor é de R$ 710 quando comparado à versão Dynamique 1.6 com os mesmos equipamentos.


O Logan Exclusive tem um bom painel e um eficiente quadro de instrumentos. A central multimídia exibe uma tela de 7” sensível ao toque e o ar-condicionado é automático

O Logan Exclusive agrada pelos equipamentos e sua relação custo-benefício é interessante. Ao volante, nada muda. O motor 1.6 18V oferece bom torque a partir dos baixos giros, mas poderia ter um funcionamento mais suave. A versão avaliada trazia o câmbio manual de cinco marchas, com engates precisos. Entretanto, o curso da alavanca é longo. Outra coisa que incomoda é a direção com assistência hidráulica, pesada ao esterço. Já as suspensões confortáveis absorvem bem as irregularidades do asfalto, mas, por serem macias e privilegiar o conforto, deixam a carroceria inclinar demais nas curvas.

Um ponto alto do Logan é sua cabine ampla, com bastante espaço para as pernas (2,6 m de entre-eixos) e para a cabeça dos passageiros. No banco traseiro, viajam até três adultos sem aperto. Também agrada o porta-malas de 510 litros para transportar as bagagens da família nas viagens de final de semana. Essa série especial deixou o Logan mais “equipadinho” e com uma pitada a mais de status. O Logan Exclusive será vendido só até o final de maio. Se gostou, corra!

—–

Ficha técnica

Renault Logan Exclusive

Motor: 4 cilindros em linha, 8V
Cilindrada: 1598 cm3
Combustível: flex
Potência: 98 cv a 5.500 (g) e 106 cv de 5.500 (e)
Torque: 14,5 kgfm a 2.850 rpm (g) e 15,5 kgfm a 2.850 rpm (e)
Câmbio: manual, cinco marchas
Tração: dianteira
Direção: hidráulica
Dimensões: 4,288 m (c), 1,740 m (l), 1,534 m (a)
Entre-eixos: 2,630 m
Pneus: 185/65 R15
Porta-malas: 510 litros
Tanque: 50 litros
Peso: 1.080 kg 0-100 km/h: 11s8 (g) e 11s5 (e)
Velocidade máxima: 176 km/h (g) e 178 km/h (e)
Consumo cidade: 10,6 km/l (g) e 7,3 km/l (e)
Consumo estrada: 12,5 km/l (g) e 8,7 km/l (e)
Nota do Inmetro: D (categoria Médio)