Inaugurado em 28 de novembro de 2024, em sete meses de atividades o Carde acaba de chegar à marca de 50 mil visitantes. Para celebrar esse feito, o museu que une arte, cultura, design e automóveis em Campos do Jordão (SP) oferece no mês de julho uma programação especial de inverno. Além disso, também amplia sua mostra com a abertura de novos ambientes.

A Sala Modernista transporta o visitante para uma residência brasileira das décadas de 1950 e 1960. Com mobiliário original, obras de arte modernista, toca-discos, televisão da época e objetos cotidianos, o espaço recria de forma sensível e precisa os sentimentos de uma geração.

Sala Modernista do Carde remete a uma residência brasileira das décadas de 1950 e 1960
Sala Modernista do Carde remete a uma residência brasileira das décadas de 1950 e 1960 (Foto: divulgação)

“Misturamos arte, design, tendências e afetos da época, compondo um ambiente que representa não só o estilo modernista, mas também o espírito de uma era”, comenta Luiz Goshima, diretor do Carde e conselheiro da Fundação Lia Maria Aguiar.

Outro destaque é a Oficina do Lobo do Canindé, ambiente que homenageia o lendário mecânico e construtor Camilo Cristófaro. O espaço recria uma oficina inspirada no local onde ele construiu sua famosa carreteira. Referência de engenhosidade e ousadia no automobilismo brasileiro, Cristófaro foi admirado por nomes como Wilson Fittipaldi e muitos outros pilotos.

A homenagem conta também com escultura de um lobo, ferramentas e peças mecânicas, que ajudam a traçar o perfil do “lobo” do bairro do Canindé, em São Paulo.

Oficina do Lobo do Canindé homenageia o mecânico e construtor Camilo Cristófaro
Oficina do Lobo do Canindé homenageia o mecânico e construtor Camilo Cristófaro (Foto: divulgação)

“Tentamos fazer um ambiente que remete à oficina onde ele montava e remontava tudo. Era um artista, um mito. Camilo era do bairro do Canindé, em São Paulo, um reduto de italianos, de imigrantes. E a gente trouxe a emoção das pessoas que trabalharam com ele, da esposa, da família, dos sobrinhos que trabalharam lá, mostrando que ele agregava muita gente. Ele foi muito audacioso para sua época”, comenta o curador e cenógrafo Gringo Cardia, responsável pelo design do Carde.

Já a sala Varanda Campos convida o visitante a um mergulho sensorial na paisagem da Mantiqueira. Criado com elementos que remetem à natureza, depoimentos da comunidade local e peças feitas por artesãos e artistas brasileiros, o espaço une biodiversidade, memória e linguagem artística em uma instalação imersiva.

Entre os destaques, estão araucárias de crochê, esculturas que traduzem a floresta em tom lúdico e educativo, acessível a crianças, jovens e adultos. “O design dessa varanda é uma homenagem que o Carde faz à educação ambiental, mostrando a importância dessa floresta que é única, uma floresta temperada de altitude, que na verdade mostra a biodiversidade de espécies vegetais e animais”, afirma Gringo.

Além de novos ambientes, o Carde oferece uma programação especial ao longo de todo o mês de julho. Confira:

17/07

Apresentação Duo Clarinete e Violão da FLMA (11h30 e 15h)

18/07

Inauguração oficial da Sala Modernista

19/07

Leitura Infantil com o Projeto República (11h)

Uma Noite no Museu (19h às 23h)

25/07

Ronco dos Motores (11h e 15h)

26/07

Apresentação do Grupo de Cordas e Duo de Clarinete e Violão da FLMA (11h30 e 15h)

27/07

Oficina de Cupcake (11h)

Workshop de Vinhos (15h)

Serviço:

Fechado: terças e quartas-feiras

Ingressos: R$ 160,00 (entrada inteira) e R$ 80,00 (meia entrada)

Endereço: Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista,

Campos do Jordão – SP, CEP: 12.472-610

Site: www.carde.org

E-mail: contato@carde.org

Instagram: @carde.museu

Telefone: (12) 3512-3547