O novo Chevrolet Agile Easytronic já está à venda pelo preço sugerido de R$ 43.790, um valor próximo demais do que é cobrado pelo Sonic LT manual (R$ 46.200) e mais alto que o preço básico do Onix 1.4 LTZ (R$ 41.900) e dos concorrentes VW Fox Prime I-Motion (R$ 42.340) e Renault Sandero Automático (R$ 41.750). Ainda pesam contra ele os pouco mais de três anos de mercado e sua possível substituição, devido ao anúncio de um novo carro global que vai ser fabricado na Argentina já em 2015.

O modelo automatizado aposenta o pedal da embreagem com o uso da segunda geração do câmbio Easytronic (batizado de Gen II), que vem do fabricante Magnetti Marelli, fornecedor da Fiat e da Volks, e substitui o desenvolvido pela LUK, que estreou na Meriva, em 2007 – e foi duramente criticado pelas trocas de marcha incômodas e lentas. A melhora no seu funcionamento fica bastante evidente: tanto no modo totalmente automático quanto no sequencial as trocas estão mais rápidas e os “trancos” foram bastante suavizados.

Outro ponto positivo é a função “creeping”, também presente nos Fiat. Basta tirar o pé do pedal do freio para o carro andar lentamente – útil em balizas ou manobras. Além disso, a tecnologia “auto start” permite ligar o motor com um leve toque na chave e o Brake Applied System (BAS) evita que o modelo fique acelerado e contribui para uma condução mais suave e segura. Alguns pênaltis, porém, persistiram na linha 2013. Falta fôlego ao motor 1.4, o volante continua sem ajuste de profundidade e controles de som, e, nessa versão, faltam as úteis borboletas no volante para trocas de marcha manuais.

Por outro lado, o pacote de equipamentos agrada. Baseado na versão LTZ, esse Agile traz piloto automático, computador de bordo, faróis com acendimento automático e de neblina, CD player com entradas auxiliares e bluetooth, banco do passageiro rebatível, vidros e travas elétricos, ar-condicionado, direção hidráulica, airbag e ABS. O visual também ganhou um “tapa”: faróis de máscara negra, lanternas e rodas escurecidas e nova cor azul infinity.