Mais do que pura emoção

EMISSÃO DE CO2 196 g/km

MÉDIA ALTA

NEW BEETLE 2008 R$ 44.284 FIPE/MOTOR SHOW

● Manutenção média

● Desvalorização média

● Seguro alto

O New Beetle desembarcou no Brasil, em 2001, como um “carro de nicho”, ou seja, um produto vendido em pequena escala e que proporciona exclusividade para aqueles que vão comprá-lo. Chamar a atenção nas ruas é a principal característica desses modelos, assim como o alto preço, mas sem necessariamente oferecer itens como grande espaço interno ou desempenho acima do normal. Na realidade, eles não são feitos para quem busca o custo-benefício Eles encantam por outras qualidades.

Mas o novo Fusca conta, sim, com diversos itens de série. É justamente isso que Roberto Gimenes, dono de um modelo 2008, mais elogia no carro: “Ele já vem bem completo, com ABS, airbag, ar-condicionado e piloto automático.” Outra característica que faz bastante sucesso no Volkswagen é o câmbio tiptronic de seis marchas: “O câmbio automático é muito bom, ele fica bem econômico mesmo sendo só à gasolina, eu faço 13 km/l na estrada, o que está ótimo para um carro desse porte”, garante o proprietário Renato Saldiva.

Mas seu design meio retrô é a característica principal que lhe garante muitos de seus fãs. Foi esse o motivo que levou Mariana Moraes a escolher o carro. “Eu o acho lindo. Desde que tirei carteira de habilitação o New Beetle era o meu sonho de consumo”, conta. Ela garante que a mecânica (a plataforma é a mesma do Golf IV) é confiável, e que o único problema que teve foi quando precisou comprar um pneu. Além de ser difícil de encontrar, o preço foi bem alto – o seu Beetle tem roda aro 17 opcional, o que eleva o seu valor.

Se o seu receio de comprá-lo é o alto preço das peças por ser importado, não se preocupe. Os mecânicos consultados garantiram que sua manutenção não é cara. “Como ele compartilha a mecânica com o Golf, suas peças não são caras nem difíceis de achar”, garante Augusto Esteves, da oficina Star. “O problema mais comum que apareceu aqui foi no câmbio automático. As marchas estavam travadas, mas foi fácil resolver”, finaliza ele.

O modelo 2008 do New Beetle está cotado na tabela Fipe/MOTORSHOW a R$ 44.284 e teve uma desvalorização baixa, de 5,8% no último ano. Isso se dá por conta dos poucos modelos que foram vendidos aqui. Nas concessionárias, até 2011 – quando pararam suas vendas – era cobrado inclusive ágio para aqueles que queriam adquirir o carrinho antes da espera de pelo menos 60 dias. Mas lembre-se de que a nova geração do carro deve chegar no ¬ m deste ano. Poucas unidades virão do México para o Brasil, mesmo assim, o visual modernizado pode baixar o valor de revenda dessa geração “antiga” no mercado de seminovos.

 

Preços: D&G Corretora (11) 3985-3118 – Porto Seguro. Entre parênteses, o valor do seguro em percentual do valor do carro

O interior é charmoso pelas linhas, mas não é exatamente sofisticado. Há espaço só para quatro pessoas

 

Pelo mesmo preço

Cerato 2010 1.6 mec R$ 46.508

O Cerato, dois anos mais novo do que o VW Beetle, tem desempenho mais lento e peças mais caras. No entanto, seu porta-malas é bem mais espaçoso e ele leva até cinco pessoas, enquanto o VW leva apenas quatro, sendo que as duas no banco de trás vão bem apertadas.

Zafira Comfort 2010 2.0 Aut. R$ 45.141

A Zafira tem espaço interno muito maior que o do Beetle, podendo ser usada para a viagem de férias da família com conforto. E ainda leva sete pessoas. Mas, se o seu objetivo é ter bom desempenho e design diferenciado e descolado, o Beetle é mais jovial e ágil.

Agile LTZ 1.4 0km R$ 43.266

O Agile tem a vantagem de ser zeroquilômetro, pode levar cinco pessoas, é mais econômico e queima tanto gasolina quanto etanol. Mas seu motor 1.4 deixa a desejar frente ao 2.0 do Beetle e seu acabamento é mais simples. O nível de equipamentos também é inferior.

 

NÃO GOSTEI…

“Ele sempre foi meu sonho de consumo, mas, quando precisei de um pneu, além de ser difícil de encontrar, o preço foi alto.”

Mariana Morais, proprietária

GOSTEI…

“O câmbio automático de seis marchas é muito bom. O carro ca econômico. Eu faço 13 km/l na estrada e acho ótimo.”

Renato Saldiva, proprietário

MERCADO

Sua desvalorização de 5,75% em um ano pode ser considerada média, se comparada com a de PT Cruiser (6,03%) e Mini Cooper (5,24%)

 

New Beetle

MOTOR quatro cilindros em linha, 2,0 litros, 8V, aspirado TRANSMISSÃO automática sequencial, seis marchas, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 4,08 m – larg.: 1,72 m – alt.: 1,50 m ENTRE-EIXOS 2,500 m PORTA-MALAS 209 litros PNEUS 205/55 R16 PESO 1.250 kg ● GASOLINA POTÊNCIA 116 cv a 5.200 rpm TORQUE 17,3 kgfm a 2.400 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 182 km/h 0 – 100 km/h 12,1 segundos CONSUMO cidade: 7,5 km/l – estrada:14,5 km/l CONSUMO REAL cidade: 5,8 km/l – estrada:12 km/l

 

 

Veja também

+ A biblioteca básica do motociclista cool

+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas

+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial

+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar