No Brasil, as montadoras costumam fazer pequenas mudanças visuais em seus modelos a cada três anos. Isso se suas vendas estiverem superando as expectativas. Caso não sejam satisfatórias, esse período pode ser até menor. São as famosas reestilizações. Há quem chame de “maquiada”, mas este não é um termo o cial. Na maioria dos casos, são mudanças pequenas, que podem passar despercebidas. Este é o caso do CR-V. Olhe nas imagens que ilustram estas páginas e tente encontrar as novidades visuais do modelo 2010. Se você não encontrou dificuldade, considere-se um excelente observador.

Como as alterações são sutis, vamos identificá-las: novos capô, grade frontal e para-choques. A versão mais completa, EXL, ainda teve suas rodas redesenhadas e as maçanetas agora são cromadas.

Por dentro, o grandalhão da Honda recebeu novo tecido para o revestimento dos bancos na versão básica LX (na top são em couro) e acabamento cinza nas portas e no painel, que passou a ter iluminação de fundo azul. As novidades visuais param por aí. Além disso, o CR-V 2010 também traz mais comodidade para os passageiros: iluminação dos espelhos de cortesia, apoio de braço entre o banco do motorista e do passageiro agora 30 mm mais comprido e 20 mm mais largo e sistema de áudio com entrada auxiliar para MP3 e iPod e conexão USB. Sensor de chuva, acendimento automático do farol e novo farol de neblina são novos itens de série na versão EXL.

Ele continua equipado com motor 2.0 de 16 válvulas e câmbio automático de cinco velocidades, que garante engates bastante suaves. Porém, não espere deste SUV um desempenho surpreendente. Na verdade, o CR-V cumpre bem o seu papel de familiar e oferece uma boa dose de espaço, conforto e segurança, que aliás é uma das principais qualidades do carro.

Na con guração top de linha, vem equipado com seis airbags, sistema de tração 4×4 Real Time – ativada automaticamente nos momentos em que se faz necessária -, controle de estabilidade e freios ABS com sistema EBD (distribuição eletrônica de frenagem). Um bom conjunto para quem preza a segurança e pega estrada nos nais de semana.

O preço sugerido do modelo é de R$ 102.910 para o EXL 4WD e R$ 88.410 para o LX 2WD. Apesar de as mudanças serem pequenas, elas deixaram o carro ainda mais interessante. Quem ganha com isso é o consumidor – é o que importa, não?