Quando passou a ser comercializado, em setembro do ano 2000, o Celta era um automóvel promissor. A proposta consistia em ser o carro mais barato do Brasil, mas não deu certo. O fato é que, mesmo com preço superior, o pequeno Chevrolet nasceu com design bem resolvido e correspondeu às expectativas para um veículo popular, moderno e com preço competitivo.

O modelo tinha a árdua tarefa de substituir o Corsa Wind. E conseguiu! Em apenas um ano de vida já comemorava a marca de 100 mil veículos produzidos. Hoje são mais de um milhão de unidades. E, mesmo com poucas alterações de design e motorização, o compacto da Chevrolet ainda tem boas vendas.

A última novidade do Celta foi a incorporação do motor 1.0 Flexpower VHCE (acrescenta a inscrição Economy ao já conhecido propulsor Very High Compression) que foi retrabalhado para se enquadrar nas novas exigências da lei de emissões e, de quebra, gerou um aumento de 6,5 cv na potência máxima. Agora são 78 cv com etanol e 72 cv com gasolina. Por falar em combustível, o modelo 2010 também teve um aumento na autonomia, a capacidade do tanque foi elevada em 13%, passando de 47,8 para 54 litros e o consumo está mais contido.

Além das mudanças mecânicas, a linha 2010 do Celta teve modi cações nos conteúdos das versões. Mas o visual continua o mesmo desde 2007

É bem verdade que, na prática, é difícil notar a diferença entre ambos os motores, mas o fato é que, na hora da compra, optar pelo Celta é sempre bastante vantajoso no que se refere ao gasto com combustível. Segundo a Chevrolet, seu modelo de entrada faz 13,8 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada, se abastecido com gasolina e, respectivamente, 9,5 km/l e 12,2 km/l, no caso de a opção ser pelo etanol.

A versão aqui avaliada, Spirit, continua com o mesmo visual da última repaginação, ocorrida em 2007, mas ganhou nova con guração de equipamentos. Entre os itens de série, há travamento central das portas, vidros dianteiros elétricos com sistema “um toque”, dispositivo antiesmagamento e fechamento automático.

Para quem quer cuidar bem do seu dinheiro investido, vale lembrar que o seguro e a depreciação do Celta são bem baixos.

Agradecimento memorial da América Latina www.memorial.org.br/