Com sistemas de auxílio ao motorista e de automação que se tornam cada vez mais avançados, a tendência para os próximos anos é de que os carros se tornem cada vez mais parecidos com os smartphones e fiquem obsoletos (e sejam descartados) com pouco tempo de uso. Por esse motivo, a suíça Rinspeed apresentou na feira de tecnologia CES, em Las Vegas (EUA), o conceito Snap, um carro urbano autônomo cuja carroceria poderá continuar funcional mesmo depois de separada da plataforma.

O Rinspeed Snap utiliza o tradicional conceito de chassi e carroceria — ainda muito comum nos SUVs — mas com algumas pitadas de tecnologia do século 21. O conjunto motriz e os periféricos ficam concentrados na plataforma, que pode ser facilmente destacada e reciclada, enquanto a carroceria de aço e materiais compostos segue viva e funcional em outras aplicações como, por exemplo, uma barraca de camping.

Equipado com um motor elétrico, com potência equivalente a 69 cv, o Snap tem velocidade máxima em torno de 80 km/h e acelera de 0-100 km/h em 5 segundos. A autonomia é de até 100 km.

Também na CES, a Nissan mostrou um sistema de utiliza ondas cerebrais para operar o sistema de direção autônomo (leia aqui), enquanto a chinesa Byton apresentou um conceito autônomo de nível 4 (leia aqui).

PreviousNext