2025 foi, provavelmente, o ano mais diversificado entre as marcas chinesas no Brasil: seis inéditas chegaram, e as que já existiam cresceram, seja em lançamentos de mais modelos, expansão de concessionárias, ou até inauguração de fábricas. E, por mais que 2026 prometa mais marcas chinesas, mais modelos e mais planos, vale lembrar quem já chegou em 2025: GAC, Geely, Leapmotor, Jetour, MG Motor, Denza e Changan. 

+Impressões ao dirigir: Geely EX2 é razão e emoção ao mesmo tempo

+Jetour vai vender três modelos no Brasil em 2026 e planeja fábrica nacional

Elétrico
Leapmotor C10 EREV – Foto: divulgação

GAC 

Das maiores marcas chinesas em seu país natal, a GAC estreou por aqui no final de maio com nada menos que cinco modelos diferentes, entre SUVs, minivan e sedan, sendo um deles híbrido convencional (SUV GS4) e quatro elétricos (Aion V, Aion Y, Hyptec HT e Aion ES). As promessas seguem, inclusive com a estreia do SUV compacto GS3, para combater VW T-Cross, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e afins, para 2026. 

Linha GAC Brasil - Foto: Lucca Mendonça
Linha GAC Brasil – Foto: Lucca Mendonça

Geely 

Através da Renault, com quem compartilha boa parte da estrutura de importação, distribuição, pós-vendas, estoque de peças e afins, a Geely estreou em julho com o SUV médio elétrico EX5, e agora no final do ano lançou o hatch elétrico EX2 que, inclusive, já assumiu a vice-liderança de vendas dentre os EVs. A partir do ano que vem, fará carros na planta da Renault em São José dos Pinhais (PR), até mesmo uma versão híbrida do EX5. 

Geely EX5 – Foto: Lucca Mendonça

Leapmotor 

Braço da Stellantis, a Leapmotor chegou ao time de marcas chinesas no Brasil em novembro focando nos elétricos de autonomia estendida (EREV) e 100% elétricos. Começou com o SUV médio-grande C10, logo depois começou a vender o B10 (um pouco menor), e para 2026 prometeu o grandalhão C16, com seis lugares e bastante luxo. 

Leapmotor C10 EV – Foto: divulgação

MG Motor 

De berço britânico, mas, hoje, propriedade chinesa, a MG Motor começou suas operações no Brasil em outubro de 2025. De início, três modelos, todos elétricos: o SUV S5, o hatch médio MG4 e o esportivo conversível Cyberster. Assim como outras marcas chinesas, seus preços são interessantes: começam na faixa dos R$ 170 mil, com modelos vindos importados da China. 

MG Motor Cyberster - Foto: divulgação
MG Motor Cyberster – Foto: divulgação

Jetour 

Divisão de SUVs da Chery, a Jetour ainda não começou a vender seus carros por aqui, o que deve acontecer no começo de 2026. Porém, já fez a estreia da marca e apresentou seus três primeiros modelos por aqui: os jipões híbridos plug-in off-road T1 e T2, além do SUV urbano S06, também híbrido plug-in. Fábrica nacional, ampla rede de concessionárias e boa capilaridade de distribuição de peças estão nas promessas.

Jetour T2 – Foto: Lucca Mendonça

Denza  

Divisão de luxo da BYD, a Denza já tinha passaporte carimbado para o Brasil há algum tempo, mas só foi chegar em definitivo por aqui agora no final do ano: a primeira concessionária começou a operar dia 11 de dezembro, vendendo, inicialmente, apenas o SUV off-road B5, rival do Jetour T2. Para o começo do ano que vem chega à perua luxuosa Z9 GT, e no segundo semestre está marcada a estreia da van D9, completando o time da Denza dentre as marcas chinesas.

Denza Z9 GT - Foto: divulgação
Denza Z9 GT – Foto: divulgação

Changan 

Changan é outro braço do Grupo Chery, tal qual a Jetour. Porém, aqui no Brasil, terá operação em conjunto com a Caoa (a Jetour é independente), focando nos carrões de luxo da Avatr, com alta tecnologia, potência elevada e nível premium. Ainda assim, é uma das marcas chinesas que só começa a vender carros oficialmente em 2026, quando deverá anunciar também modelos mais convencionais, como o Uni-T ou o CS55, dois SUVs.  

Changan Uni-T – Foto: divulgação