11/01/2019 - 8:00
Apesar de ser bem menos comum nos dias atuais, muitas fabricantes de automóveis já tiveram uma forte ligação com o mundo da aviação, alguns deles fornecendo até mesmo uma gama completa de aeronaves de vários tipo. Confira a seguir uma lista de marcas de carros que já fizeram ou ainda fazem aviões.
Fiat
Nos anos 1940, a Fiat tinha uma divisão de aviação que além de motores aeronáuticos, produzia uma ampla gama de aeronaves de transporte, bombardeiro e caças. Um dos últimos modelos projetados sob a marca Fiat foi o caça a jato G.91, dos anos 1950.
Ford
Entre 1925 e 1933, a Ford produziu o Trimotor, um avião de transporte com três motores que teve 199 unidades produzidas e foi empregado inclusive pelas forças militares dos Estados Unidos e do Canadá.
Honda
Em 2015, a montadora iniciou a produção do HA-420 Hondajet, um avião executivo com dois motores e com alcance em voo de mais de 2.200 quilômetros.
Mitsubishi
Outra montadora cujo nome está também nos aviões é a Mitsubishi, com modelos famosos como o clássico caça Zero da Segunda Guerra e, mais recentemente, o caça Mitsubishi F-2 usado pela Força Aérea de Autodefesa do Japão.
Rolls-Royce
A história da Rolls-Royce no mundo da aviação é tão longa quanto a sua presença no clube dos fabricantes de automóveis. Fabricante dos motores V12 usados nos caças Spitfire da Segunda Guerra Mundial, a empresa anunciou o plano para construir um avião elétrico capaz de superar os 480 km/h de velocidade máxima.
SAAB
A sueca SAAB é um caso um pouco distinto das outras empresas citadas: uma fabricante de aeronaves que decidiu produzir carros. Mas enquanto os SAAB de quatro rodas deixaram de ser produzidos em 2014, a divisão aeronáutica segue firme e forte como a fabricante dos caças Gripen, que irão equipar a Força Aérea Brasileira.
Subaru
Fabricante de modelos icônicos como o Impreza WRX, a Subaru teve origem no final dos anos 1940, com a reorganização da fabricante de aviões Nakajima, que fabricava modelos como o caça Ki-43, da aviação do Exército Imperial Japonês.