Marcas de carro que fazem (ou já fizeram) aviões

Uma lista de marcas de veículos... para os ares

Apesar de ser bem menos comum nos dias atuais, muitas fabricantes de automóveis já tiveram uma forte ligação com o mundo da aviação, alguns deles fornecendo até mesmo uma gama completa de aeronaves de vários tipo. Confira a seguir uma lista de marcas de carros que já fizeram ou ainda fazem aviões.

7Fiat

Divulgação

Nos anos 1940, a Fiat tinha uma divisão de aviação que além de motores aeronáuticos, produzia uma ampla gama de aeronaves de transporte, bombardeiro e caças. Um dos últimos modelos projetados sob a marca Fiat foi o caça a jato G.91, dos anos 1950.

6Ford

Ford Trimotor (Reprodução)

Entre 1925 e 1933, a Ford produziu o Trimotor, um avião de transporte com três motores que teve 199 unidades produzidas e foi empregado inclusive pelas forças militares dos Estados Unidos e do Canadá.

5Honda

Hondajet (Divulgação)

Em 2015, a montadora iniciou a produção do HA-420 Hondajet, um avião executivo com dois motores e com alcance em voo de mais de 2.200 quilômetros.

4Mitsubishi

Mitsubishi F-2 (Reprodução)

Outra montadora cujo nome está também nos aviões é a Mitsubishi, com modelos famosos como o clássico caça Zero da Segunda Guerra e, mais recentemente, o caça Mitsubishi F-2 usado pela Força Aérea de Autodefesa do Japão.

3Rolls-Royce

Avião elétrico Rolls-Royce (Divulgação)

A história da Rolls-Royce no mundo da aviação é tão longa quanto a sua presença no clube dos fabricantes de automóveis. Fabricante dos motores V12 usados nos caças Spitfire da Segunda Guerra Mundial, a empresa anunciou o plano para construir um avião elétrico capaz de superar os 480 km/h de velocidade máxima.

2SAAB

SAAB Gripen (Divulgação)

A sueca SAAB é um caso um pouco distinto das outras empresas citadas: uma fabricante de aeronaves que decidiu produzir carros. Mas enquanto os SAAB de quatro rodas deixaram de ser produzidos em 2014, a divisão aeronáutica segue firme e forte como a fabricante dos caças Gripen, que irão equipar a Força Aérea Brasileira.

1Subaru

Nakajima Ki-43 (Reprodução/National Air and Space Museum)

Fabricante de modelos icônicos como o Impreza WRX, a Subaru teve origem no final dos anos 1940, com a reorganização da fabricante de aviões Nakajima, que fabricava modelos como o caça Ki-43, da aviação do Exército Imperial Japonês.