March, Versa e Fox levam quatro estrelas no Latin NCAP

0
1235

Na última bateria de testes de colisão realizados pelo Latin NCAP neste ano, cujos resultados foram divulgados nesta terça-feira (15), os Nissan Versa e March e o Volkswagen Fox conquistaram quatro de um máximo de cinco estrelas na proteção para adultos.

O hatch compacto fabricado pela marca japonesa em Resende (RJ) ofereceu boa proteção para a cabeça dos passageiros dianteiros e proteção adequada para o peito. Um avanço em relação ao March mexicano testado em 2011, cuja estrutura foi considerada instável.


Por outro lado, o modelo decepcionou na proteção às crianças, com apenas uma estrela. De acordo com o instituto independente, o mau resultado é reflexo da falta do cinto de três pontos em todas as posições do assento traseiro, combinado a ausência das fixações Isofix, a falta de um sistema para desativar o airbag do passageiro e a má sinalização da restrição ao uso de assentos infantis no banco dianteiro.

Já o Versa obteve as mesmas quatro estrelas para adultos e duas estrelas para crianças, devido à falta de fixação Isofix no assento traseiro e à ausência dos cintos de segurança de três pontos em todas as posições. Mesma pontuação atingida pelo hatch da Volkswagen, que também teve uma estrutura considerada estável, mas que também foi penalizado pela ausência do cinto de três pontos para o passageiro da posição central do assento traseiro e a falta da fixação Isofix para assentos infantis.

OUTROS MODELOS

Nesta bateria de testes, foram avaliados outros modelos fabricados e vendidos na América Latina. A recém-lançada nova geração da Toyota Hilux, produzida na Argentina, gabaritou o teste, com cinco estrelas para adultos e crianças. Pontuação superior até que a do crossover japonês RAV4, com cinco estrelas para adultos e quatro para crianças na mesma bateria de avaliações.

Já a Mitsubishi Montero Sport (geração mais recente do Pajero Sport brasileiro e que é produzida na Tailândia) atingiu cinco estrelas para ocupantes adultos e três para crianças. Outro modelo avaliado foi o novo crossover compacto Hyundai Creta, que levou quatro estrelas para adultos e três para crianças.