O Mazda 3 será o primeiro modelo equipado com o novo motor Skyactiv-X, um propulsor 2.0 a gasolina de 180 cv capaz de garantir ao compacto japonês médias de consumo dignas dos automóveis híbridos.

O segredo é a tecnologia Spark Plug Controlled Compression Ignition (SPCCI), que combina em um mesmo propulsor características dos ciclo Otto e Diesel. Com taxa de compressão de 16:1 (próxima dos diesel), usa uma mistura de duas a três vezes mais pobre do que em um propulsor a gasolina convencional.

No Skyactiv-X, a faísca da vela é necessária para aumentar a pressão dentro da câmara, e não para queimar diretamente a mistura ar-combustível (confira no vídeo abaixo). Para completar, o propulsor está combinado a um sistema híbrido-leve de 24 volts, que ajuda a melhorar ainda mais o rendimento energético.

O resultado é que o Mazda 3 com o Skyactiv-X é capaz de obter médias de consumo no ciclo NEDC de até 3,9 l/100 km (cerca de 25,64 km/l), em uso rodoviário, e 4,9 l/100 km (20,41 km/l), na cidade. A média de consumo combinada é de 4,3 l/100 km (23,25 km/l). Rendimento próximo ao de um Toyota Prius, que no mesmo padrão NEDC obtem condumo combinado de 3,58 l/100 km (28 km/l).