Há dez anos, no Salão Internacional de Genebra, a McLaren apresentou o P1: um hipercarro híbrido.

McLaren P1 – Foto: Divulgação

O modelo foi criado com o objetivo de ser “o melhor carro do mundo para pilotar tanto nas ruas quanto nas pistas”. Para isso, uma série de testes e desenvolvimentos à época foram realizados, que incluiu voltas no famoso Nürburgring Nordschleife.

McLaren P1 – Foto: Divulgação

+ Lego lança kit duplo com modelos da McLaren
+ Único e exclusivo McLaren Senna XP está sendo leiloado
+ McLaren revela o Solus GT com motor V10 de 840 cv de potência

Motorização

O P1 agrega o motor biturbo V8 M838TQ de 3,8 litros a gasolina de 737 cv combinado com um leve propulsor elétrico de 179 cv, para resultar no total de 916 cv de potência.

Com esse conjunto, o McLaren acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos; de 0 a 200 km/h em 6,8 segundos; e 0 a 300 km/h em 16,5 segundos. A velocidade máxima atinge os 350 km/h.

McLaren P1 – Foto: Divulgação

Peso e aerodinâmica

Outros destaques do hipercarro estavam associados ao seu baixo peso e aerodinâmica. O P1 utilizava o monocoque MonoCage, em fibra de carbono, desenvolvido a partir da estrutura MonoCell usada no supercarro McLaren 12C.

Com isso, o veículo pesava 1.395 kg sem os líquidos. Abastecido, o peso chegou a 1.490 kg.

A asa traseira do McLaren, por sua vez, otimiza a aerodinâmica por meio de ajuste automático. Pode alongar a traseira em até 300 milímetros nas pistas e 120 milímetros nas ruas. Isso foi desenvolvido usando o mesmo software e metodologia da equipe McLaren de Fórmula 1.

Outro detalhe está no DRS (Sistema de Redução de Arrasto), no qual foi integrado ao desenho para reduzir a pressão aerodinâmica e aumentar a velocidade de retas, por meio do levantamento da asa traseira, ao invés da utilização de uma aleta móvel, diz o fabricante.

McLaren P1 – Foto: Divulgação

Vendas e legado

O início da produção ocorreu com um McLaren P1 finalizado na cor Ice Silver, em setembro de 2013, sendo que o carro do último cliente foi completado em dezembro de 2015. Ao todo, foram 375 unidades exclusivas.

Para a McLaren, o hipercarro “foi percursor da eletrificação como melhora no engajamento de pilotagem, mudou as percepções de tecnologia, inspirando o inovador Artura”.

PreviousNext

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Carros seminovos desvalorizam no mercado; veja quanto
+ Toyota Hilux completa 55 anos de existência; veja a sua trajetória
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Avaliação: Volkswagen Polo Track é um carro honesto, mas já subiu de preço
+ Primeiro teste: 100% elétrico e menor do que o Renegade, o Avenger é um verdadeiro Jeep?
+ Sprinter vira motorhome completo; conheça o modelo
+ BYD bate recorde de importação de carros eletrificados para o Brasil
+ Suzuki Jimny recebe versão com ‘visual retrô’ e limitada em 300 unidades
+ Volkswagen vende 7 mil unidades do Polo em 2 horas, após campanha
+ GWM entra definitivamente no mercado brasileiro, com o Haval H6 HEV
+ Toyota Corolla Cross chega à linha 2024 sem alterações; veja os preços
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe