A McLaren revelou o Solus GT. Trata-se da concretização de um carro-conceito, o qual foi produzido para apenas 25 clientes (todos já vendidos) serão entregues em 2023.

O supercarro de cabine fechada e assento único foi apresentado durante a Monterey Car Week, na Califórnia (EUA), por Michael Leiters, CEO da McLaren Automotive.

Vale destacar que o Solus GT dá vida ao conceito futurista da McLaren que surgiu no game Gran Turismo Sport.

PreviousNext

+ F1: McLaren pode substituir Ricciardo por Piastri em 2023, diz site
+ McLaren cria coleção de tênis inspirada em seus supercarros
+ McLaren 720S Gulf chega ao Brasil por R$ 4,2 milhões
+ Nissan vai fornecer motores da Fórmula E para a McLaren
+ Novo McLaren Artura GT4 estreia no Festival de Goodwood

Motorização

O modelo é alimentado por um motor V10 de 5.2 litros naturalmente aspirado que despeja 840 cv de potência e 650 Nm (66,28 kgfm) de torque.

Pela primeira vez em um carro de produção da McLaren, o motor é parte integrante do chassi. Prática convencional na construção de carros de corrida, esta abordagem de design otimiza a redução de peso, eliminando a necessidade de estruturas de chassi ou subquadros adicionais atrás do monocoque de fibra de carbono. A caixa de câmbio é sequencial de sete marchas.

Com esse conjunto, o Solus consegue ir de 0 a 100 km/h em 2,5 segundo e bate uma velocidade máxima de mais de 320 km/h.

McLaren Solus GT – Foto: Divulgação

Visual

Com menos de 1.000 kg de peso e com desempenho aerodinâmico incluindo carga aerodinâmica superior a 1.200 kg, há muitos destaques em seu design.

Segundo a McLaren, a asa traseira fixa de dois elementos é a chave para um valor de carga aerodinâmica que excede o peso total do carro. A relação de carga aerodinâmica para arrasto também é otimizada, auxiliando no desempenho em linha reta e aprimorando as habilidades nas curvas.

McLaren Solus GT – Foto: Divulgação

Há também uma entrada de ar inspirada no automobilismo acima do cockpit, que envia ar frio ao motor. O visual dos carros de corrida também inspirou os sidepods que abrigam os radiadores do Solus GT.

Em comum com todos os McLaren construídos desde 1981, o Solus GT é baseado em um monocoque de fibra de carbono.

McLaren Solus GT – Foto: Divulgação

Além disso, há um dossel deslizante acima do assento único central. O volante é inspirado no da Fórmula 1.

Assista abaixo ao vídeo de divulgação:

https://www.youtube.com/watch?v=3NVs–u1JZg

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Renault Duster ganha versão Intense com câmbio manual por R$ 109.390
+ Benefício Caminhoneiro: tire suas dúvidas sobre o auxílio
+ Benefícios a motoristas sem multa: medida começa a valer em setembro
+ Hyundai abre a pré-venda do novo HB20 sedã; veja os preços e versões
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Licenciamento em SP vence para grupo em agosto; veja como pagar em até 12x
+ Carro Usado: Toyota Prius é híbrido de R$ 60 mil que faz até 30 km/l na cidade sem precisar de tomada
+ Jeep Renegade 2023 ganha tecnologia na cabine; veja preços e versões
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Teste rápido: Toyota Mirai é elétrico a hidrogênio que dispensa bateria, mas está longe do Brasil