24/10/2025 - 7:00
Em que pese o sucesso relâmpago no início dos anos 2010, a JAC Motors não vive seus melhores dias no Brasil. Entre 2022 e 2024, a marca investiu apenas em modelos elétricos, incluindo caminhões de diferentes tamanhos, mas no ano passado voltou um passo e retornou aos modelos a combustão com a picape Hunter, turbodiesel.
+JAC Hunter 2026 tem nova versão 4Work a preço de Ram Rampage de entrada
+GWM Poer P30 ou Foton Tunland? Veja o comparativo das chinesas
+Concessionárias em SP oferecem bar temático, coworking e até academia
JAC Motors vende poucos carros no Brasil
As vendas, independente disso, seguem tímidas: a caminhonete está em 41º lugar no ranking da Fenabrave no acumulado de janeiro a setembro de 2025, que inclui caminhonetes e veículos comerciais leves. Foram cerca de 300 unidades emplacadas, contra mais de 36 mil da Toyota Hilux, concorrente e líder do segmento.

Os elétricos, com a chegada de outros chineses mais modernos e interessantes, também não se destacam nos emplacamentos: quem mais vende é o pequeno E-JS1, que rondou as 300 unidades vendidas no primeiro semestre desse ano, segundo a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos). Seu arquirrival BYD Dolphin Mini, líder da categoria, acumulou cerca de 13,2 mil vendas no mesmo período.
Caminhões elétricos fazem sucesso

Porém, se com carros e picapes a JAC Motors do Brasil não vai muito bem, com caminhões elétricos a história é outra: ela foi líder disparada de vendas agora em setembro, com 16 exemplares comercializados, contra apenas 3 da segunda colocada (Sany). No acumulado do ano, continua como a marca que mais vende caminhões elétricos no Brasil: foram 116 unidades, versus 80 da VW Truck & Bus (2ª posição).
A concessionária

De qualquer forma, a marca tem uma nova superconcessionária em São Paulo, mais precisamente no bairro do Limão, Zona Norte da Capital. Para lá foram transferidos o centro de recuperação de baterias automotivas, o centro técnico e a central de vendas, anteriormente instalados em outros pontos da cidade. De quebra, no mesmo espaço, com 12 mil m², opera uma concessionária comum: showroom, vendas, oficina e estoque de peças.

Segundo a marca, essa estrutura abriga 140 colaboradores e integra todas as áreas de suporte ao cliente (engenharia, garantia, SAC, manutenção e atendimento a credenciadas), além de cinco equipes de vendas que realizam cerca de 3.000 atendimentos mensais. O novo espaço pode receber até 600 carros, 200 caminhões elétricos e 40 ônibus elétricos por mês, promete.
Laboratório de Recuperação de Baterias da JAC Motors

Com técnicos treinados na China, o espaço permite substituir células defeituosas das baterias de tração sem trocar todo o conjunto, com a missão de reduzir custos e amenizar danos ambientais. Além disso, lá também passa a ser um ponto de assistência técnica oficial das marcas CATL e Gotion no Brasil.
