19/11/2020 - 12:05
Que PS5, que nada. Os engenheiros da Volvo já estão o chamando de “o melhor simulador de direção”, e não se tratam de gamers arrumando uma desculpa para se darem ao luxo de jogarem videogames ultrassofisticados. O inovador simulador de “realidade mista” da empresa sueca é usado para novos avanços em segurança e tecnologia nos sistemas de direção autônoma (leia mais sobre eles aqui).
A configuração é de deixar qualquer gamer com inveja: assento móvel, volante com feedback tátil e um fone de ouvido de realidade virtual extremamente nítido. O simulador da Volvo leva esse conceito dos games para o próximo nível, tornando difícil, inclusive, distinguir a realidade da simulação. E este é exatamente o objetivo.
Usando tecnologia de ponta da plataforma de desenvolvimento 3D em tempo real Unity e de especialistas de realidade virtual da Varjo, o conjunto de equipamentos simula como é dirigir um carro de verdade em estradas de verdade. Combina gráficos 3D de alta definição extremamente realistas, um fone de ouvido de realidade aumentada e um “Teslasuit” de corpo inteiro, que fornece feedback tátil do mundo virtual e, ao mesmo tempo, monitora as reações corporais do motorista.
+Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight troca mimos por estilo
+Vale a Pena: Honda WR-V 2021 ou Volkswagen Nivus?
+Viagem de carro: seis roteiros para curtir o “novo normal”
Essa combinação de software e hardware permite que os engenheiros da Volvo Cars simulem infinitos cenários não em games de corrida, como no PS5, mas em simulações de trânsito real, em estradas reais, em um carro real — e tudo isso em total segurança. Os engenheiros podem obter informações importantes sobre a interação entre as pessoas e o carro para o desenvolvimento de novos recursos de segurança, assistência ao motorista e direção autônoma.
É possível testar novos recursos de segurança ativa e de assistência ao motorista, futuras interfaces para o usuário em carros autônomos, modelos de carros futuros e muitos outros cenários que seu PS5 nem imagina. Ele pode ser usado em estradas de pista de teste reais ou no laboratório de testes, e cada cenário é totalmente personalizável.
Dirigindo com o headset
No ano passado, junto com Varjo, a Volvo Cars se tornou a primeira montadora a tornar possível dirigir um carro real usando um headset de VR. Agora, essa colaboração foi expandida para incluir a Teslasuit, fabricante de trajes hápticos de corpo inteiro e Unity. De acordo com Casper Wickman, líder sênior de Experiência do Usuário na Open Innovation Arena da Volvo, isso permite que a Volvo Cars estude reações humanas autênticas em um ambiente seguro e por uma fração do custo de um teste real.
“Trabalhar junto com grandes empresas como Varjo, Unity e Teslasuit nos permitiu testar tantos cenários que parecem e parecem totalmente reais, sem ter que construir nada fisicamente”, diz Casper Wickman. “Ele nos permite fazer um test drive em carros reais em cenários de tráfego que parecem reais, mas podem ser ajustados ao toque de um botão.”
Ao desenvolver sistemas de segurança para carros, como tecnologias para evitar colisões, os testes são cruciais. Mas testar esses sistemas na realidade pode ser perigoso, demorado e caro. As simulações de realidade virtual e mista, no entanto, permitem testes perfeitamente seguros em ambientes autênticos, sem a necessidade de construir nenhum protótipo físico ou configurar cenários complexos. Mas, se você acha o PS5 caro, imagine quanto custa essa tecnologia utilizada pela Volvo…