O ano de 2008 foi excepcional para a indústria automobilística nacional. Todos os recordes de produção e vendas foram batidos e esse fato nos posicionou como o sexto maior produtor mundial de carros e como o quinto maior mercado consumidor do planeta. Mas até agora os números para 2009 também prometem. Fechado o balanço do primeiro trimestre, os resultados superam em mais de 3% os números obtidos no mesmo período do ano passado.

A importância desse fato para a economia nacional é muito grande: se considerarmos as influencias direta e indireta, a indústria automobilística representa hoje cerca de 25% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Ou seja, a quarta parte de toda a riqueza gerada no País é oriunda da movimentação financeira proporcionada pelo carro. Por isso, não fique admirado se o governo prorrogar até o final do ano a isenção total (carros até 1.0) ou parcial (carros de 1.0 até 2.0 flex ou a gasolina) do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Está funcionando: o setor automotivo está andando e puxa toda a cadeia produtiva.

Dentro desse cenário otimista, resolvemos fazer uma reportagem apontando quais são hoje as maiores pechinchas de nosso mercado. Olhamos os anúncios dos principais jornais de São Paulo, em que estão concentradas as melhores ofertas, escolhemos as mais tentadoras e, como consumidores comuns, tentamos comprar cada uma delas por um preço ainda mais baixo. Os descontos que obtivemos nas negociações surpreenderam até mesmo nossos repórteres. Por isso, a palavra de ordem é pechinchar.

Além disso, esta edição está recheada de novidades: os Nissan Livina 1.6 16V e Tiida 1.8 16V flex, o Renault Symbol 1.6 8V, o aguardado lançamento do peqeueno Mini Cooper, o atraente Kia Magentis, o novíssimo Fusion V6 reestilizado, o surpreendente e moderno Mercedes Classe E, o Kia Soul, primeiro automóvel da marca que deverá ser nacional,e um comparativo com os novos Ford Edge e SW4 a gasolina. Ainda nessa edição, você vai descobrir tudo sobre a nova lei que obriga que os automóveis tenham airbag e ABS de série e conhecer um pouco mais sobre o novo carro de Stock Car. Boa leitura.

Douglas Mendonça | DIRETOR TÉCNICO