01/08/2010 - 0:00
O Tucson nacional em breve chega às revendas, e não poderia ser em melhor momento. Em maio, pela primeira vez na história, as vendas do SUV da Hyundai superaram as de seu maior adversário (e principal alvo) em nosso mercado, o EcoSport. No mês, foram emplacadas 3.008 unidades do Tucson, contra 2.716 do Ford. Considerando as vendas desde janeiro, no entanto, o Ford ainda tem uma vantagem de 2.426 unidades. Se o Tucson brasileiro tiver um preço mais baixo, há grandes chances de o modelo fechar 2010 à frente do rival coreano.
13,06%
foi o crescimento nas vendas de automóveis e comerciais leves nos primeiros cinco meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2009. O resultado ainda pode ser considerado positivo – apesar da queda registrada em maio (10,01% menos que em abril e 0,72% menos que em maio de 2009) –, se considerarmos que em abril o IPI voltou ao normal.
HYUNDAI, A PRIMEIRA ENTRE AS NOVATAS
Em maio, somando as vendas de automóveis e comerciais leves (na tabela abaixo, confira os segmentos separados), a Hyundai – representada no Brasil pelo grupo Caoa – apareceu atrás de Fiat, VW, Chevrolet e Ford, ultrapassando todas as demais newcomers (termo usado para classificar as montadoras que chegaram ao Brasil apenas na década de 90 ou depois). As vendas do Tucson, que superaram as do EcoSport (leia à esquerda), juntamente com i30, SantaFe e Azera, ajudaram a marca a conquistar essa posição.
Recall
A Ford anunciou o recall de mais de 166 mil Ka (modelo novo), anos 2008, 2009 e 2010 em razão de problemas no chicote elétrico, que, mal isolado da carroceria, causa risco de queima constante de fusíveis, inoperância de itens de segurança como faróis e, em casos extremos, princípio de incêndio no cofre do motor. Ligue para 0800 703 3673 ou acesse www.ford.com.br.
Proprietários de L200 Triton fabricados em 2007, 2008 e 2009 devem comparecer às concessionárias da marca para análise e possível substituição do conjunto do braço superior da suspensão dianteira. Foi constatada perda de torque dos parafusos, o que pode causar, além de ruído, a perda da dirigibilidade. Ligue para 0800 702 0404 ou acesse www.mitsubishimotors.com.br.
1.500 unidades dos modelos R1200 GS, R1200 GS Adventure, R1200 GT e K1200 GT, fabricadas entre agosto de 2006 e março de 2008, oferecem risco de vazamento do fluído dos freios, o que pode provocar perda de pressão e falhas no freio dianteiro. Este recall já foi realizado antes, mas parece não ter funcionado. Se você já compareceu ao primeiro, deve voltar. Informações no 0800 707 3578 ou www.bmw-motorrad.com.br.
Outro chamado para motos da BMW: as F650 GS (foto) e F800 GS têm apresentado problemas na correia de transmissão, que pode se romper, ficar presa à roda traseira e causar acidentes. O recall envolve os modelos fabricados entre março de 2008 e 2009 e, por envolver risco imediato à segurança dos usuários, deve ser realizado o mais breve possível. Ligue para 0800 707 3578 ou acesse www.bmw-motorrad.com.br.
FIAT PALIO: QUEDA PREVISÍVEL
Com a chegada do Novo Uno, as vendas do Palio caíram. Embora a Fiat não informe as vendas de Palio antigo e atual separadamente, o mais prejudicado deve ter sido o de carroceria antiga. Seu preço é próximo ao do Uno e os consumidores devem ter “migrado” para a novidade. Falando em Uno, suas vendas, em maio, atingiram 14.164 unidades (contra 24.236 do Gol), isso sem um mês completo na concessionária e sem a versão mais barata de duas portas. Veremos como ficará a briga Gol G4 e G5 contra Mille e Uno, já que os dados são somados.
12,8%
foi o crescimento nas vendas de veículos financiados (CDC e leasing) em abril deste ano, na comparação com abril de 2009. No total, foram R$ 163,9 bilhões em crédito, o que representa um terço do total de crédito destinado às pessoas físicas no País. O CDC têm sido o preferido, com crescimento de 29,3%.
NOVO CLASSIC LIDERA O SEGMENTO
Em abril, a Chevrolet quase chegou lá: as vendas do Classic (que incluem também o Corsa Sedan, responsável por uma pequena parcela do total) encostaram nas do líder Siena. Agora em maio, com o lançamento do novo Classic – e uma forte campanha publicitária –, a marca assumiu a liderança do segmento de sedãs pequenos: foram emplacadas 11.377 unidades do modelo, contra 8.441 do Siena. Os dois ficam distantes do terceiro colocado, o Voyage (5.947); e do quarto, o Prisma (4.455). Na lanterna do segmento, Fiesta Sedan (2.014) e Renault Symbol (548).
NOVO FOCUS ULTRAPASSA O VELHO ASTRA
Enquanto as vendas do Focus Sedan decepcionam (cerca de 600 unidades mensais), as do hatch não param de crescer. Em maio, foram 1.889 unidades, e, pela primeira vez nos últimos anos, o moderno Ford ultrapassou o velho Astra (com 1.815 unidades vendidas no mesmo mês). Mas o segmento de médios (excluindo o Punto, que a Fenabrave classifica como tal, mas nós consideramos de outro segmento) continua liderado, com folga, pela Hyundai, que emplacou 2.617 unidades de seu i30 em maio.
HORA DE PECHINCHAR: SOUL E CERATO
Como você pode ler na seção Teste Rápido, a Kia prepara uma versão flex para o seu 1.0. Já o motor 1.6 flexível está pronto e deve equipar, em breve, Soul e Cerato. Se você estiver disposto a comprar um carro que só roda com gasolina, agora é a hora de chorar por um desconto. Quando os flex chegarem, os a gasolina devem sofrer desvalorização. Pechinchar agora é antecipar a depreciação, evitando prejuízo futuro. Mas, mesmo com o desconto, pode ser difícil vender seu carro depois.