15/11/2025 - 15:00
Até dezembro de 2026, o Brasil vai ultrapassar Chile e México e ser o País com maior frota de ônibus elétricos da América Latina. Essa é a promessa da Milena Braga Romano em uma das atividades da COP-30. Ela é diretora-presidente da Eletra Industrial, hoje a maior fornecedora de chassis para ônibus elétricos do país.
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Quantos ônibus elétricos existem no Brasil?
A Eletra, junto da encarroçadora Caio-Induscar, tem a liderança de mercado de ônibus elétricos aqui no Brasil. Segundo Romano, hoje são cerca de 1.150 ônibus elétricos em circulação pelo país, dos quais 62% são da Eletra e 80% rodam em São Paulo.

“O Brasil será líder em ônibus elétricos na América Latina, passando Chile e México até dezembro de 2026”, afirmou a executiva, que confirma 650 exemplares de ônibus elétricos encomendados até abril do próximo ano. Outras negociações estão em andamento, confirma a empresa.
Como anda esse mercado?

Mas, além da Eletra nacional, o mercado de ônibus elétricos no Brasil sobrevive com outros players. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram 641 unidades comercializadas desde janeiro, no acumulado de 2025, das quais 87 foram emplacadas em outubro. Nos primeiros 10 meses do passado foram 271 ônibus elétricos vendidos no mercado nacional, 136,5% a menos.

A Caio-Induscar consegue a liderança no acumulado do ano (224 veículos) e também no último mês cheio, outubro (45). A Mercedes-Benz é sua grande rival e vem logo atrás, com 199 ônibus elétricos vendidos de janeiro a outubro, sendo 22 deles só no último mês. As duas, vale falar, seguem em crescimento nas vendas do segmento.

No terceiro lugar, uma surpresa: a chinesa BYD. Ônibus elétricos é um dos empreendimentos da fabricante, que ainda faz carros, caminhões, placas solares, entre outros. Nesse ramo de coletivos à bateria, fica logo atrás da Mercedes e da Induscar, conseguindo 142 exemplares comercializados desde janeiro, só que apenas dois deles em outubro, contra seis em setembro.

Outra chinesa entrou no ramo recentemente: trata-se da TEVX Higer Bus, mas que você pode conhecer apenas como “Higer”. No momento, é a que mais cresce: segundo a Fenabrave, ela tem 28 veículos vendidos em solo nacional, dos quais 17 foram em outubro. Ela se aproxima da Mercedes, segunda colocada, e deixa para trás a conterrânea chinesa BYD.

Nesse último mês cheio, a quinta a figurar no ranking da Fenabrave é a Volkswagen, na sua divisão Truck and Bus, de veículos pesados. Ela emplacou 1 ônibus elétrico em outubro, e garantiu a quinta posição. Porém, no acumulado do ano, outras fabricantes constam na lista, como a nacional Marcopolo (10 exemplares), a chinesa ANKAI (divisão da JAC, 9 unidades), além das europeias Scania e Volvo, com 1 ônibus cada.
