Apesar do crescimento nas opções de automóveis híbridos, a procura por este tipo de veículo ainda é pequena mesmo nos principais mercados automotivos mundiais, aponta um levantamento realizado pela consultoria Jato Dynamics do Brasil.

Maior do mundo, a China fechou o ano passado com um saldo de 38.883 veículos híbridos comercializados, o que corresponde a cerca de 0,21% do total de vendas do período.
A mesma história se repetiu nos Estados Unidos, onde os 413.229 automóveis de propulsão híbrida corresponderam a 2,75% do mercado americano em 2014.

Na Alemanha, a fatia foi de 0,69% do mercado, com 20.693 unidades comercializadas. Números tímidos, mas ainda assim muito superiores ao do mercado brasileiro, onde foram vendidos apenas 822 híbridos no ano passado. Dentre os cinco principais mercados do mundo, o Japão foi a única exceção. Em 2014, foram 985.822 híbridos, ou quase 20% do total de automóveis comercializados no país asiático.

O modelo mais procurado no período foi o Toyota Prius, com uma fatia de 13,3% do mercado mundial, seguido de outro Toyota, o Aqua, com 12,6% do mercado. Fecha o pódio a versão híbrida do Honda Fit, com 6,9%. No Brasil, o mais vendido foi o Ford Fusion Hybrid, com 706 unidades comercializadas.