11/03/2022 - 15:00
A Mercedes anunciou a chegada de dois novos membros da família AMG ao Brasil. São os novos Mercedes-AMG GLA 35 4MATIC e GLB 35 4MATIC, dois SUVs destinados a públicos diferentes mas que não abrem mão do alto desempenho encontrados na divisão AMG.
O novo GLA 35 4MATIC busca atender ao cliente que deseja alta esportividade, design dinâmico e compacto, podendo ser usado tanto na cidade com em rápidas viagens, seja sozinho ou com os amigos. Já o GLB 35 4MATIC foi criado para atender as famílias que precisam de espaço para 7 ocupantes e bagagem, e mesmo assim querem mais performance.
+ Mercedes mostra novo Safety Car para a Fórmula 1
+ Mercedes de Hitler é pivô de grande polêmica
+ Avaliação: Mercedes-Benz GLS 450 é SUV de sete lugares dos sonhos
+ Superesportivos da Mercedes com personalização ampliada no Brasil
Design exterior característico de um Mercedes-AMG
O design frontal de ambos os modelos possui características inconfundíveis, como a grade do radiador da AMG. Outros recursos de design incluem o acabamento das lâminas nas entradas de ar externas e os acabamentos em preto brilhante. Na lateral, o maior destaque vai para as grandes rodas de liga leve de 21 polegadas com desenho multi-raios e acabamento de alto brilho, além dos painéis das portas com inserções em preto brilhante.
A traseira dos novos modelos é marcada por uma saia aerodinâmica, um novo difusor, um spoiler AMG no teto e duas saídas de escape redondas à esquerda e à direita. As lanternas traseiras são divididas em duas seções e dão amplitude à traseira.
Interior esportivo
No interior, o ambiente high-tech é complementado pelos displays totalmente digitais. Os toques característicos incluem o estofamento do assento em microfibra na cor preta com costuras contrastantes em vermelho e cintos de segurança vermelhos. O acabamento interno com design de fibra de carbono e as saídas de ar com aro vermelho são outros destaques.
Um grande aspecto de diferenciação entre os modelos é que o GLB 35 é equipado com a terceira fileira de assentos, ampliando para 7 o número de ocupantes (o GLA 35 possui capacidade para 5 ocupantes). O espaço para bagagem também se amplia de 435 litros no GLA para 570 litros no GLB, podendo ser expansível para até 1.805 litros.
Motor de quatro cilindros turboalimentado e 306 cv
O motor turbo de quatro cilindros de 2,0 litros tem uma resposta imediata aos comandos do pedal do acelerador, alta potência de tração (torque máximo de 400 Nm a partir de 3000 rpm) e uma resposta extremamente rápida do motor.
Os altos padrões tecnológicos do novo motor de quatro cilindros também são ressaltados por inúmeras medidas para o aumento de eficiência, como o comando de válvulas variável Camtronic, gerenciamento térmico inteligente para líquido refrigerante e óleo, injetores piezoelétricos de alta precisão e ignição multifaísca.
Transmissão de dupla embreagem
A transmissão de dupla embreagem AMG Speedshift DCT 8G, que já equipa outros como o Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC, também está presente nos novos GLA 35 4MATIC e GLB 35 4MATIC. As relações de transmissão foram configuradas para que o condutor experimente uma aceleração muito imediata em qualquer situação, combinada com tempos de troca rápidos e conexões ideais durante as trocas de marcha.
A função “Race-Strat” permite a aceleração máxima e é uma experiência altamente motivacional. As funções da transmissão são completadas com um modo “M” temporário ativado acionando as borboletas do volante em qualquer modo de direção e com o modo de transmissão manual “M” para trocas de marchas manuais no volante.
Tração integral variável
A tração variável AMG Performance 4MATIC é outro destaque. A distribuição de torque é infinitamente variável e o espectro varia de apenas tração dianteira a uma distribuição de 50:50 para os eixos dianteiro e traseiro. Uma embreagem multidisco integrada ao diferencial do eixo traseiro é responsável pela distribuição variável do torque entre os eixos dianteiro e traseiro.
Suspensão com componentes específicos
O sistema de amortecimento adaptativo AMG Ride Control permite que o condutor escolha entre três modos de controle de suspensão diferentes, seja com foco no conforto ou em mais esportividade. O sistema funciona de forma totalmente automática, adaptando as forças de amortecimento de cada roda de acordo com a situação de condução e as condições da estrada.
Sistema de freio de alto desempenho
O eixo dianteiro está equipado com pinças fixas monobloco de 4 pistões e discos de freio de 350 milímetros e o eixo traseiro com pinças deslizantes de 1 pistão e discos de freio de 330 milímetros. Os discos são ventilados internamente e perfurados para melhor dissipar o calor e evitar o desgaste do freio, mesmo com uso extremo. As pinças de freio pintadas de prata têm logo AMG em preto.
Sistema de escape AMG com modulação de som
O sistema de escapamento AMG confirma o caráter esportivo e adaptável do novo modelo. Dependendo da escolha do modo de condução, a assinatura sonora varia de emotiva (Sport e Sport+) a discreta (Slippery e Comfort). As características sonoras são controladas por um flap de gases de escape, dependendo da rotação e da carga do motor.
Principais equipamentos de série
Mercedes-AMG GLA 35 4MATIC
- Ar-condicionado THERMOTRONIC
- Assentos dianteiros revestidos em ARTICO/DINÂMICA, esportivos, elétricos (inclui ajuste lombar) e memória
- Assistente de distância ativa DISTRONIC
- Assistente de estacionamento com PARKTRONIC e câmera de ré
- Faróis FULL LED
- KEYLESS-GO
- Fechamento da tampa do porta-malas,
- Função Partida sem chaves
- MBUX com integração para smartphones (Apple CarPlay/Android Auto)
- Pacote de iluminação interior
- Retrovisores externos rebatível eletricamente e função antiofuscante
- Teto solar panorâmico
Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC (equipamentos adicionais ao GLA 35 4MATIC)
- Terceira fileira de assentos
Dados técnicos | GLA 35 4MATIC | GLB 35 4MATIC |
Cilindros Cilindrada (cm3) Potência máxima (cv/rpm) Torque (Nm/rpm) Câmbio Aceleração 0 – 100 km/h (s) Velocidade máxima (km/h) Peso (kg) Pneus Capacidade do porta malas (L) Tanque de combustível /reserva (L) DIMENSÕES Comprimento (mm) Largura (mm) Altura (mm) Entre-eixos (mm) | 4 em linha 1.991 306/5.800 400/3.000-4.000 AMG SPEEDSHIFT DCT 8G 5,2 250 1.680 255/35 R21 435-1.630 51/5
4.436 2.020 1.588 2.729 | 4 em linha 1.991 306/5.800 400/3.000-4.000 AMG SPEEDSHIFT DCT 8G 5,3 250 1.770 255/35 R21 570-1.805 60/6
4.650 2.024 1.662 2.829 |
MAIS NA MOTORSHOW:
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Etanol e Gasolina mais baratos nos postos brasileiros
+ Preço da gasolina ultrapassa os R$ 8 pela primeira vez no Brasil, diz ANP
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Avaliação: Honda CR-V agrada aos fãs, mas vale a pena?
+ CNH vencida: veja o grupo que precisa renovar o documento em janeiro
+ Avaliação: Honda City 2022 quer ser novo Civic, mas não é
+ IPVA SP: vencimento da 2ª parcela com desconto começa na próxima semana; veja quando
+ Cargueiro que levava carros de luxo afundou na costa de Portugal
+ Comparativo de SUVs: Jeep Compass vs. VW Taos e Toyota Corolla Cross