PreviousNext

A décima geração do Mercedes-Benz Classe E debutou no Brasil no final do ano passado. Agora, é a vez do fabricante de Sttutgart debutar a versão coupé da família. Como não poderia ser diferente, ele foi inspirado pelo irmão sedã. Frente a frente com o modelo antecessor, as dimensões aumentaram e o Mercedes-Benz E Coupé está 12 cm mais longo medindo 4,82 m de comprimento (tinha 4,70 m). Não só o comprimento espichou, como ele passa a ter 1,43 m de altura (era 1,40 m)  e 1,86 m de largura (1,79 m). O entre-eixos foi a 2,87 m comparado aos 2,76 m do antecessor.

O design do exterior guarda semelhanças com os modelos coupé das Classe C e Classe S. No Classe E, os novos faróis de LED dianteiros passam a ter função de boas vindas. Ou seja, os LED acendem em sequência do centro para a extremidade do farol ao destravar as portas ou no sentido inverso ao trancar.

E para acompanhar a esportividade proposta pelo Classe E Coupé… A gama é formada por três novos motores a gasolina e um novo turbodiesel. Todas dotadas de transmissão automática 9G-Tronic. A configuração E200 usa propulsor quatro cilindros 2.0 turbo de 184 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, enquanto a E300 oferece 245 cv e 37,7 kgfm.  Até o momento, a configuração mais potente é a E 400 4MATIC. Essa última, usa motor V6 biturbo 3.0 de 333 cv e 49 kgfm a partir de 1.600 rpm – a única com tração integral. Esse poderio mecânico permite a E 400 4MATIC acelerar de 0-100 km/h em 5,3 segundos. A velocidade máxima declarada é de 250 km/h (limitada eletronicamente). Ainda falando em motores, o E Coupé recebeu um novo bloco a diesel na versão 220D. Trata-se do 2.0 de 194 cv e 40,7 kgfm.

O novo Classe E Coupé está 1,5 cm mais baixo e são três opções de suspensões disponíveis; uma questão de bolso e de gosto. As opções são: a convencional Direct Control e a Dynamic Body Control equipada com amortecedores ajustáveis eletricamente nos modos Comfort, Sport e Sport + . A pneumática Air Body Control possui os programas Comfort, ECO, Sport e Sport+ podendo se ajustar constantemente com o carro em movimento. Em segurança, o Classe E Coupé adotou os modernos sistemas de assistência de conduçãograças ao Drive Pilot, que consegue controlar a distânica do veículo á frente de forma autônoma em velocidade de até 210 km/h.

No Brasil, o Classe E Coupé chega ao segundo semestre deste ano.