29/07/2025 - 15:30
Discreto nas vendas, o SUV elétrico de sete lugares Mercedes EQB volta a ter uma versão mais simples no mercado brasileiro. Na realidade, desde sua estreia, no final de 2022, até meados de 2024, ele era oferecido apenas na versão 250+, com motor elétrico único, só que custando caro: em 2022, passava dos R$ 500 mil.
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Porém, no meio do ano passado, ele recebeu uma nova configuração, a 350 4Matic, com dois motores, tração integral e desempenho apimentado, por cerca de R$ 450 mil. Na ocasião, a configuração 250+, mais simples, saía de linha.
Pois ela volta agora, pouco mais de 1 ano depois, com evoluções importantes e preço (bem) mais baixo que aquele do primeiro lançamento: sai por R$ 400 mil, com mais conteúdo de série e evoluções no powertrain. Também mudam rodas, parachoques, grade e interior.

Ainda que o motor elétrico dianteiro continue com 190 cv de potência e cerca de 39 mkgf de torque, ele passa a ser alimentado por baterias maiores, com 70,5 kWh de capacidade. Até então, rondava os 66 kWh. Com isso, agora o modelo tem autonomia de 376 km por carga, segundo o Inmetro, ou 49 km a mais do que a versão anterior. A aceleração de 0 a 100 km/h demora 8,9 segundos, com máxima de 160 km/h.

O sistema tem capacidade de carga de 11 KWh em um carregador de corrente alternada (AC) e até 100 kWh em um carregador rápido de corrente contínua (DC). A marca alemã, inclusive, inclui um wallbox pré-instalado como equipamento de série do novo EQB 250+.
O modelo traz soluções que buscam uma melhor aerodinâmica e pneus otimizados para menor resistência ao rolamento. A função de maximização de autonomia é útil no uso diário: consumidores de energia, como o display ou o ar-condicionado, podem ser desligados ou sua funcionalidade limitada em favor de maior alcance.

Por dentro, a multimídia de 10,2” traz outra interface, com nova geração do MBUX, sistema operacional da marca. O painel de instrumentos, também com 10,2”, tem mudanças no layout e novas personalizações. Ainda há novas câmeras ao redor do carro, junto de um amplo pacote de assistentes inteligentes de condução.
De série, rodas aro 19, assistente de estacionamento, iluminação ambiente personalizável, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória de posição, comandos de voz (“Hey Mercedes”), navegador GPS embutido, carregador de celular sem fio, teto-solar panorâmico, ar-condicionado digital automático dual zone, conjunto óptico full LED com acendimento automático, farol alto com comutação automática, entre outros. Não há opcionais.

A Mercedes-Benz emite um certificado para suas baterias de alta tensão, garantindo 8 anos ou 160.000 km com uma capacidade residual definida.