A Mercedes-Benz construiu um protótipo baseado no SUV elétrico EQC 400 4Matic. Projetado para encarar os trajetos fora-de-estrada mais radicais, o EQC 4×4² teve a participação da mesma equipe em que trabalhou no Classe E All-Terrain e na série limitada G 500 4×4² sob o comando do engenheiro de desenvolvimento Jürgen Eberle.

Foram realizadas diversas modificações e, entre elas, o novo desenho dos para-choques passou a oferecer os ângulos de entrada/de saída de 31,8º e 33º, respectivamente. Outras alterações aparecem nos 293 mm de altura livre do solo contra 140 mm do EQC “normal” – ou seja, o EQC 4×4² é 20 cm mais alto.

Já a capacidade de atravessar áreas alagadas é de até 400 mm (250 mm no modelo EQC de produção), enquanto a tração nas quatro rodas fornecida pelos dois motores elétricos instalados um em cada eixo.

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Os para-lamas foram alargados para acomodar as grandes rodas de 20″ vestidas por largos pneus de medidas 285/50. Desta forma, a largura da carroceria aumentou em 10 cm para cada lado. De acordo com o fabricante, houve uma atenção especial na eletrônica, principalmente, na calibração do programa Off-Road.